Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Projeto piloto pode permitir que Prefeituras de SC contratem policiais nos seus dias de folga

Policiais abordam veículos

Foto Divulgação/PMJS

Por: Áurea Arendartchuk

21/03/2024 - 06:03

 

O deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) teve aprovada pela Alesc, na sessão de quarta-feira, uma indicação que solicita a implantação de um projeto piloto para a área de segurança pública em Jaraguá do Sul. A iniciativa é inspirada em outra semelhante, já implementada no Distrito Federal.

Na indicação, Lunelli sugere que o governo do Estado avalie a possibilidade de criar um programa piloto chamado de Serviço Voluntário Gratificado (SVG). A iniciativa prevê que policiais militares, em dias de folga, possam trabalhar por meio de convênios que serão firmados com as Prefeituras, que ficarão responsáveis pelo pagamento dos profissionais. A proposta tem apoio do deputado Vicente Caropreso, da Associação Empresarial e do prefeito Jair Franzner, que vê o projeto como uma possibilidade real de aumentar a segurança.

“Santa Catarina possui a melhor polícia do Brasil e Jaraguá do Sul é considerada a cidade mais segura do país, entretanto, existe a clara necessidade de ampliarmos o efetivo. Faríamos um projeto piloto em Jaraguá do sul e, depois, podemos expandir para os municípios que tenham interesse na medida caso se comprove a sua eficiência”, defende Lunelli.

O documento será enviado para a Secretaria de Segurança Pública do Estado e para o governador Jorginho Mello. “Já conversamos com diversos policiais. A grande maioria é favorável, até porque só vai trabalhar em seu dia de folga aquele se se voluntariar e também sabemos que muitos policiais fazem bico para aumentar a renda. Essa é uma maneira de estipular regras claras e de permitir que as Prefeituras possam agir quando necessário”, finaliza o parlamentar.

@@@

fotoleg

PL de Guaramirim define pré-candidatos

O Partido Liberal (PL) de Guaramirim definiu esta semana, os pré-candidatos Adriano Zimmermann e Dênis Luiz Lunelli para a chapa majoritária que concorrerá nas eleições municipais de outubro próximo. A escolha tem o apoio do governador Jorginho Mello e dos deputados do partido, Maurício Peixer, Zé Trovão, Sargento Lima e Coronel Armando. A professora Cristiana Poltronieri Ziehlsdorff e o ex-diretor da WEG, Reinaldo Richter, que estavam na relação de pré-candidatos, declararam apoio à chapa, que será submetida à convenção municipal, marcada para acontecer entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, de acordo com o calendário eleitoral. Os próximos passos serão a formação das chapas de vereadores, com 10 candidatos, que deverão ter, no mínimo, três mulheres, e as coligações para a disputa das prefeituras.

Foto: Divulgação

@@@@

CURTAS

Recursos Alesc

A Assembleia Legislativa de SC iniciou o repasse de R$ 80 milhões ao governo do Estado para serem aplicados em projetos regionais, em áreas como saúde e infraestrutura. O montante é resultado da economia de gestão do Parlamento catarinense e será distribuído, de forma inédita, para as ações apontadas pelas seis bancadas regionais, constituídas na Alesc, por meio de lei complementar. Segundo o presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), a doação de forma regionalizada, é uma inovação da Casa, para fazer com que os valores economizados sejam revertidos em áreas prioritárias para a população.

Sinalização

A Câmara jaraguaense recebeu uma indicação legislativa que solicita ao Executivo providências para melhorias na sinalização viária na rotatória de acesso ao Hospital Jaraguá, no bairro Czerniewicz. A solicitação tem como objetivo principal aumentar a segurança dos pedestres e condutores que circulam pela região, uma vez que têm sido frequentes os registros de acidentes no local. A proposta envolve a implementação de pinturas e placas de sinalização adequadas, visando tornar mais claras as orientações aos motoristas e demais usuários da via, contribuindo assim para a prevenção de acidentes e a fluidez do trânsito na área.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.