Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Projeto de incentivo ao diagnóstico tardio do autismo em adultos e idosos é sancionado

Foto: Freepik

Por: Áurea Arendartchuk

19/07/2024 - 06:07

Foi sancionado pelo governo do Estado, o Projeto de Lei de autoria do deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), que visa implementar medidas para garantir que pessoas adultas e idosas tenham acesso ao diagnóstico tardio do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A lei não apenas visa proporcionar tratamento, mas também a inclusão e valorização dos autistas na sociedade.

O foco principal da lei é facilitar o acesso a tratamentos, medicamentos e direitos para esse público, ampliando a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA. Segundo Dr. Vicente, embora tenha havido avanços significativos no diagnóstico de autismo em crianças e adolescentes, ainda existe uma lacuna no atendimento a adultos e idosos.

O deputado destaca que muitos adultos e idosos foram privados de um diagnóstico correto na infância devido à falta de conhecimento sobre o autismo naquela época ou a dificuldade de se encontrar um médico especialista. Sem um diagnóstico adequado, essas pessoas não receberam o suporte necessário, enfrentando desafios adicionais em suas vidas.

Caropreso esclarece ainda que a nova lei busca corrigir essa injustiça histórica, garantindo que todos tenham acesso ao diagnóstico e ao tratamento adequado, independentemente da idade. “Vamos acompanhar e cobrar que sejam criados os protocolos e fluxos de atendimento para este público pelo governo estadual”, acrescenta.

O diagnóstico tardio abre novas possibilidades para autistas, permitindo que descubram e desenvolvam suas capacidades e talentos. Com o reconhecimento adequado, adultos e idosos com TEA podem entender suas próprias experiências e comportamentos, promovendo uma melhor compreensão e aceitação social.

Alesc entra em recesso com atividades retornando em 1º de agosto

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) entrou em recesso na quinta-feira (18) . Durante o período, estarão suspensas as atividades parlamentares, como reunião das comissões, sessões ordinárias, audiências públicas, entre outras. O recesso encerra no dia 31 de julho, com o retorno das atividades no dia 1º de agosto.

O recesso parlamentar está previsto no artigo 46 da Constituição Estadual e é dividido em duas etapas: de 23 de dezembro a 1º de fevereiro; e de 17 a 31 de julho.

 

Convenção do Novo de Jaraguá

O Presidente do diretório municipal do partido Novo de Jaraguá do Sul Edson Ewald convocou para próxima segunda-feira (22), a convenção municipal do partido para escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereadores e deliberações sobre as eleições. A convenção está marcada para às
19h no Buena Eventos que fica na rua Domingos Rodrigues da Nova, 109, no Centro. O empresário e professor universitário Mario Cesar Felippi Filho já foi anunciado em maio como pré-candidato do Novo jaraguaense.

Em Guaramirim

O local da convenção do Novo de Guaramirim é a Câmara de Vereadores da cidade. A convenção está agendada também para a próxima segunda-feira (22), a partir das 18h30 o partido definirá dos candidatos a prefeito, vice e vereadores. O empresário Ângelo da Silva e o policial militar da reserva Rogério Vonk são os nomes do partido para a disputa à majoritária.

 

Reforma de escola

O deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) teve aprovada na Alesc indicação reivindicando ao Governo do Estado, obras para a reforma da quadra esportiva da Escola de Educação Básica Professora Valdete Inês Piazera Zindars, em Jaraguá do Sul. Há três anos, a escola aguarda a revitalização do espaço, incluindo a realização de obras que garantam acessibilidade como a construção de rampas e cobertura de acesso. A indicação foi uma solicitação da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.