Dez dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registraram alta na produção industrial em março. As maiores altas partiram das indústrias do Amazonas, cuja produção avançou 22,2%, e Bahia, onde o crescimento foi de 8,1%. Também tiveram expansão as produções da região Nordeste (4,1%), Santa Catarina (3,8%), Paraná (2,8%), Ceará (2,6%), Rio de Janeiro (2,2%) e São Paulo (1,5%). Ficaram abaixo da média nacional, de alta de 1,4%, Minas Gerais (0,9%) e Pernambuco (0,4%). Na contramão, recuaram as produções de Goiás (-4,3%), Pará (-3,2%), Espírito Santo (-1,7%) e Rio Grande do Sul (-1,3%).Já em relação a março de 2015, a maioria dos locais mostrou queda nas produções, com destaque para Pernambuco (-24,4%) e Espírito Santo (-22,2%), Goiás (-14,3%), São Paulo (-12,5%) .

* * *

Retrato do trimestre

No primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior, na atividade industrial predominou o resultado negativo. Ficaram acima da média nacional, de retração de 11,7%,  Pernambuco (-27%), Espírito Santo (-22,4%), Amazonas (-22,1%), São Paulo (-13,6%) e Minas Gerais (-13,2%). Goiás (-10,2%), Rio de Janeiro (-10,0%), Santa Catarina (-8,7%), Paraná (-8,7%), Ceará (-8,6%), Rio Grande do Sul (-6,6%) e região Nordeste (-4,4%)  mostraram retração menor. Contrariaram a tendência e mostraram expansão as produções das indústrias do Pará (10,8%), de Mato Grosso (6,6%) e da Bahia (3,8%).

* * *

Sob investigação

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu dois processos para investigar supostas práticas de cartel no mercado nacional de tubos e conexões. Tigre, Amanco, Krona, que atuam em Joinville, e Tubozan, de Siderópolis, estão entre as investigadas.   Um dos processos apura a ocorrência de cartel no mercado nacional de tubos e conexões de PVC. Segundo o Cade, há indícios de que foram afetadas tanto obras de infraestrutura de saneamento (esgoto e água), atingindo licitações promovidas por empresas públicas, quanto obras prediais e de construção civil, prejudicando clientes privados.

* * *

Eficiência energética

O Governo do Estado vai investir R$ 11 milhões em sete projetos de eficiência energética que atendem quatro universidades (Unisul, Furb, Universidade de Chapecó e Universidade Alto Vale do Rio do Peixe), duas empresas (Cia Canoinhas e Trombini Embalagens) e uma Prefeitura (de Joaçaba). Os projetos que serão contemplados foram selecionados em uma chamada pública. Serão trocados equipamentos e adotada uma política de economia. Após a conclusão, juntos os selecionados devem gerar uma economia de 9 mil MWh por ano. A estimativa da Celesc é de uma redução de R$ 3 milhões por ano entre os beneficiados.

* * *

pagina 8

Crenças - O que te limita e o que te possibilita?

As crenças podem possibilitar ou limitar os seus resultados. Crenças são regras pelas quais vivemos, são nossos melhores palpites frente à realidade e formam nossos modelos mentais. Elas são os princípios pelos quais o mundo parece funcionar, com base em nossa experiência ou experiência de outras pessoas. Crenças são muito mais que fatos, embora muitas vezes as confundamos com fatos.

As crenças representam uma das estruturas mais importantes do comportamento. Uma característica das crenças é a de acreditar muito em algo e acabar criando aquele resultado, fazendo com que seja reforçada mais ainda a crença. Temos crenças sobre outras pessoas, sobre nós mesmos e sobre nossos relacionamentos, sobre o que é possível e sobre aquilo que somos capazes de fazer. São as crenças que possibilitam ou limitam as pessoas. Darei continuidade neste assunto, lembrando de uma frase muito conhecida de Henry Ford: “Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo”. Você acredita nos seus sonhos? Pensa que será capaz de transformá-los em metas que possam ser realizadas?

Se as palavras negativas estão na sua resposta, então saiba que você tem crenças que lhe limitam, que tornam o seu sucesso mais difícil de acontecer. Se as palavras são positivas e mesmo assim lhe falta o sucesso que gostaria, saiba que suas crenças podem ser ampliadas de modo a te proporcionar as realizações que deseja. É importante acreditar em três coisas sobre seus resultados: É possível alcançá-los. Você é capaz de alcançá-los. Você merece alcançá-los. Possibilidade, capacidade e merecimento são as três chaves para realização.

Crenças agem como profecias autorrealizáveis. Agem como permissões ou como empecilhos para aquilo que podemos fazer. Talvez no momento em que está vivendo, ainda falta a capacidade e habilidades necessárias para você realizar suas metas, mas um coaching pode te ajudar a desenvolver as capacidades e habilidades necessárias para alcançar suas metas.