“Primeiro projeto de lei de Schiochet (PSL) na Câmara trata de crédito direto”

Foto Divulgação/Arquivo Pessoal

Por: Elissandro Sutil

22/02/2019 - 05:02

O deputado federal Fábio Schiochet (PSL) apresentou seu primeiro projeto de lei na Câmara dos Deputados.

O texto do PL 958 de 2019 prevê uma linha de crédito que elimine qualquer intermediário entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Microempreendedores Individuais (MEI) que buscam financiamento para o crescimento de seus negócios.

Atualmente, agentes financeiros intermediam as operações de crédito do BNDES, o que aumenta consideravelmente as taxas cobradas nos empréstimos.

A proposta de Schiochet quer aproximar o MEI do banco público, possibilitando empréstimos com juros inferiores aos praticados até agora.

Prefeitos pedem prioridade para BR-280 e SC-108

Os prefeitos do Vale do Itapocu tiveram ontem o primeiro encontro oficial com o governador Carlos Moisés (PSL). A agenda foi marcada pelo deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB), que acompanhou as conversas.

Antídio Lunelli, de Jaraguá do Sul, Luís Antônio Chiodini (PP), de Guaramirim, João Carlos Gottardi (PSD), de Corupá, Armindo Sesar Tassi (MDB), de Massaranduba, e Osvaldo Jurck (PSDB), de Schroeder, tiveram a oportunidade de expressar as urgências de cada um dos municípios. Maior custeio para saúde e educação foram pedidos comuns.

Na área de infraestrutura, a duplicação do trecho urbano da BR-280, já licitada e contratada, continua sendo a maior prioridade, lembrou o prefeito Antídio Lunelli, que falou ainda da importância econômica da obra.

 

Você conhece os podcasts do OCP?

Assine e receba novos episódios todos os dias

Apple Podcasts | Spotify | Soundcloud

 

O empresário também reforçou o pedido para que a escola que está sendo construída no bairro Tifa Martins, e que já deveria ter sido finalizada, seja transformada em um colégio militar.

Já a necessidade de obras para recuperar os estragos causados pelas enxurradas em Guaramirim foi ressaltada por Chiodini. O prefeito de Guaramirim não escondeu que a sua maior preocupação no momento é o fechamento da SC-108, por onde passam 14 mil pessoas diariamente.

Os prefeitos da região saíram do encontro com Carlos Moisés na expectativa de que as reivindicações sejam atendidas rapidamente. Tanto a duplicação do trecho urbano da BR-280 quanto à revitalização a SC-108 são emergenciais, não podem mais esperar.

Entretanto, a situação econômica de Santa Catarina deixa os prefeitos com a pulga atrás da orelha. Moisés voltou a citar a dificuldade de pagar a folha de pagamento em dia, mas afirmou entender a importância das obras.

Primeiro encontro oficial

O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli (MDB), com o governador Carlos Moisés (PSL), em Florianópolis. Lunelli pediu ao governador pressa na duplicação do trecho urbano da BR-280 e alertou para situação da SC-108.

Na cabeça

A repercussão de nota da edição de ontem, de que cresce a ala que torce por uma dobradinha entre o PP de Luís Carlos Chiodini e o MDB de Osni Bylaardt e João Deniz, em Guaramirim, foi grande.

A pressão no MDB em cima de ambos também. À coluna, Deniz disse que respeita e estima Chiodini, mas refuta a possibilidade de uma dobradinha com o PP.

“Considero um governo abaixo das expectativas”, esquiva-se. Já Osni Bylaardt garante que não tem conversa. “O MDB vai ter cabeça de chapa”.

Delegacia da Mulher

Vereador Anderson Kassner (PP) é autor de requerimento convidando a nova delegada da mulher, idoso e criança, Claudia Gonzaga, para participar de uma sessão da Câmara.

O parlamentar quer debater informações sobre a violência que atinge esse grupo e ajudar a formular políticas públicas de combate ao problema.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?