Os prefeitos de Jaraguá do Sul Jair Franzner e de Schroeder Felipe Voigt, ambos do MDB, se reuniram na sexta-feira (20) para tratar do andamento da reconstrução da Ponte da Trindade, que fica sobre o Rio Itapocuzinho, no limite entre os dois municípios.
Uma das decisões tomadas no encontro foi que, a partir da semana que vem, será discutida a possibilidade de construção de uma passagem provisória no local, para amenizar os transtornos à população, que perdeu uma importante ligação entre os dois municípios.
Também ficou definido que será solicitada ajuda da Defesa Civil Nacional para a reconstrução da passagem, destruída pela enxurrada em novembro do ano passado. O projeto da nova Ponte da Trindade, bem como os encaminhamentos à Defesa Civil estão sendo feitos pela Prefeitura de Schroeder, com apoio de Jaraguá do Sul.
Segundo Franzner, a reunião foi muito produtiva. “Os encaminhamentos por meio da Defesa Civil me parece que estão bem adiantados e, com isso, a gente provavelmente vai conseguir uma verba federal para refazer essa ponte”, espera o prefeito.
Jair Franzner disse ainda que os dois prefeitos falaram sobre o projeto de uma segunda ponte para ligar Jaraguá do Sul e Schroeder. “Estamos avançando nessa conversa. É um projeto que queremos fazer o mais rápido possível”, resumiu.
Credenciamento cardiologia
Durante esta semana o deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) participou de reunião com a secretária de Estado da Saúde Carmem Zanotto. No encontro, o parlamentar defendeu e pediu apoio da pasta para que o Hospital São José, de Jaraguá do Sul, seja credenciado pelo Ministério da Saúde para efetuar cirurgias de alta complexidade vascular e cardiovascular pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O hospital atende uma região com mais de 300 mil habitantes. Sem o credenciamento da alta complexidade em cardiologia, os usuários do SUS que precisam desse tipo de atendimento médico precisam se deslocar a Mafra, que está credenciada. A secretária aceitou convite feito por Caropreso para visitar o hospital. A data não foi definida, mas a visita deve ocorrer até março.
No final do ano passado o governo catarinense repassou R$ 5,2 milhões ao hospital, graças a uma ação articulada pelo parlamentar. Os recursos foram destinados à compra de equipamentos para reestruturação do centro cirúrgico, que está em obras. Essa nova estrutura será voltada justamente ao atendimento de pacientes nas especialidades de cardiologia, neurologia e vascular.
Cirurgias eletivas
Outros pontos da pauta da reunião foram as ações do governo para acabar com a fila de espera de cirurgias eletivas em Santa Catarina e a destinação de recursos para acelerar a realização de cirurgia de câncer de mama e de próstata. Uma emenda no valor de R$ 10 milhões para esse fim foi apresentada por Caropreso e incluída no Orçamento do Estado para 2023.
Nomeação
O governador Jorginho Mello (PL) nomeou Sheila Maria Martins Orben Meirelles para a presidência do Instituto do Meio Ambiente (IMA). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado de quinta-feira (19). Graduada em Direito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, Sheila é especialista em Direito Público e Direito Administrativo e pós-graduanda em Direito Ambiental e Urbanístico, além de possuir vasta experiência na área pública.
Trabalho
Por conhecer a estrutura do Instituto, Sheila substitui Daniel Vinicius Netto, que assumiu o IMA em fevereiro de 2021. A nova presidente dará continuidade ao trabalho com foco principalmente em relação às suas atribuições principais: licenciamento, fiscalização e conservação dos ecossistemas catarinenses.