Por que todos deveriam saber cozinhar?

FOTO: arquivo pessoal

Por: Juliana Nardelli

06/09/2023 - 06:09 - Atualizada em: 06/09/2023 - 08:47

São tantos os motivos que me levam a afirmar que todas as pessoas deveriam saber cozinhar que vou enumerar apenas os principais motivos.

  1. É quase impossível manter uma alimentação saudável sem cozinhar. Quem não cozinha, recorre frequentemente aos produtos ultraprocessados ( como sopa de saquinho, macarrão instantâneo…) e os dados comprovam, fazem parte dos grupos com alto índice de obesidade, má alimentação, diabetes e problemas cardiovasculares.
  2. Quem não cozinha, gasta mais com alimentação, porque comer em estabelecimentos comerciais é mais caro que comer em casa.
  3. Cozinhar permite que o repertório de sabores se amplie, pela oportunidade de provar, combinar e descobrir novos ingredientes.
  4. Cozinhar é um gesto de auto cuidado.
  5. Cozinhar é um estímulo à criatividade. Quantas vezes queremos executar uma receita e a nos falta um ingrediente em casa. Nestes momentos, a substituição, a troca, desenvolvem nosso lado criativo e abrem possibilidades para novas criações.
  6. Quem cozinha em família, ou entre amigos, cria vínculos e interação. Trabalhar em equipe é uma capacidade que precisa ser treinada. A cozinha é um lugar muito favorável!
  7. Para cozinhar, é necessário planejamento e organização. Quem cozinha aprende estes fundamentos e poderá usufruir deste aprendizado em outros momentos da vida.
  8. A pessoa que cozinha se expressa através da comida, e tem um sentimento de satisfação ao ver seus pratos aprovados por outras pessoas.

Para alguns, pode parecer uma tarefa difícil. Mas cozinhar é algo que está ligado à nossa essência. Cozinhar não é um dom, uma arte, inatingível. Ao contrário, é aprendizado. Pode levar um tempinho, mas todo mundo consegue. Por isso, se você ainda não começou, tente! Comece por preparos simples, e vá dando passos mais ousados com o tempo. Te convido a acompanhar minhas receitas super práticas no instagram @juliananardelli e se aventurar na cozinha. Tenha certeza: cozinhar é muito divertido!

FOTO: arquivo pessoal

Por chef Juliana Nardelli (@juliananardelli)