Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Plano de políticas públicas para as mulheres inicia em agosto em SC

Por: Áurea Arendartchuk

17/07/2025 - 06:07

O Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres já tem uma data definida para iniciar. A partir de 1º de agosto começa o trabalho de seis pesquisadoras selecionadas por meio de um edital público da Fapesc para fazer o diagnóstico, que servirá como base para as próximas ações do governo catarinense em favor das mulheres.

De iniciativa da vice-governadora Marilisa Boehm em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, o plano parte de um diagnóstico das catarinenses e vai nortear as as ações e políticas em defesa das mulheres.

Segundo a secretária de Assistência Social, Mulher e Família, Adeliana Dal Pont, com a conclusão do processo seletivo, começa a etapa mais importante da iniciativa. Por meio de um edital foram recebidas 62 inscrições, destas foram selecionadas seis pesquisadoras naturais de três cidades catarinenses (Florianópolis, São José e Brusque) e outra do Rio Grande do Sul (Santo Ângelo). O grupo inclui duas profissionais com mestrado e quatro com doutorado.

Pesquisa

As pesquisadoras vão levantar, durante um ano, os dados para indicar um diagnóstico geral com o quantitativo demográfico de mulheres e meninas por município de Santa Catarina. Serão pesquisadas informações como faixa etária, raça, etnia, orientação sexual, composição familiar, aspectos socioeconômicos, grau de escolaridade e um comparativo entre empregabilidade, renda, condições e jornada de trabalho.

Também será feita a identificação qualitativa e quantitativa de mulheres com deficiência e mulheres em situação de rua, entre muitos outros aspectos. Segundo Marilisa, a ideia é ter dados precisos para que o governo do Estado planeje soluções eficientes para os possíveis problemas existentes, com isso SC poderá criar políticas específicas para as mulheres, de acordo com as demandas de cada região.

 

Ampliação de vagas em escola de Jaraguá é tema de reunião entre Caropreso e a secretária Luciane Ceretta

A Escola de Educação Básica Euclides da Cunha, no bairro Nereu Ramos, é uma das mais antigas de Jaraguá do Sul e não comporta mais a demanda crescente de alunos. A necessidade de ampliar o número de vagas para novos alunos do ensino fundamental e médio foi tema de reunião entre o deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) e a secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, na quarta-feira (16). Como encaminhamento, ficou definido que, nas próximas semanas, a secretária Luciane Ceretta e uma equipe técnica da Secretaria da Educação visitarão o município para avaliar de perto a situação e, em conjunto com a prefeitura, construir um plano de ação.

Foto: Divulgação

 

Pesquisa em Guaramirim

Dentro do planejamento estratégico de Guaramirim, a Prefeitura está divulgando à população a pesquisa do Masterplan, que tem o objetivo de reunir informações que vão ajudar a definir ações, projetos e investimentos para melhorar Guaramirim nos próximos anos. O Masterplan é uma iniciativa da ADL (Agência de Desenvolvimento Local de Guaramirim), em parceria com a Prefeitura e a Aciag (Associação Empresarial de Guaramirim). O projeto está sendo desenvolvido pelo escritório Índio da Costa, referência nacional em arquitetura e urbanismo. O questionário é destinado exclusivamente a moradores do município. Para participar, basta acessar o formulário no link: https://forms.gle/EhNaskRj2a1kQQ4G9

R$ 850 mil para Schroeder

O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) participou, de sessão da Câmara de Vereadores de Schroeder esta semana quando prestou contas do seu trabalho e anunciou a entrega de mais recursos para o município. Ao todo, são R$ 850 mil em emendas parlamentares destinadas à cidade. Entre os recursos para este ano estão para a área da saúde, educação e infraestrutura, além de valores para a aquisição de um carro para a Apae da cidade e um veículo para o Corpo de Bombeiros Voluntários. Antes da sessão, o deputado reuniu-se com o prefeito Jair Bridaroli (PL), o vice Adriano Kath e vereadores para oficializar os repasses.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.