Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Páscoa: União e renascimento

Foto: Divulgação

Por: Palavra do Reitor

05/04/2023 - 10:04 - Atualizada em: 05/04/2023 - 11:20

No dia 9 de abril celebramos a Páscoa, uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. Esse é sempre um momento importante para lembrarmos sobre o significado dessa data como forma de renovação, transformação, e de oportunidade de olharmos para as nossas atitudes diárias.

A data é comemorada anualmente no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul), que pode ocorrer entre 22 de março e 25 de abril.

Estamos ainda na quaresma, os 40 dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, em que os católicos se dedicam à penitência para lembrar os 40 dias que Jesus passou no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz. É um momento em que muitos fazem seus sacrifícios, desde o jejum de carne, como também outros costumes.

Nesta sexta-feira, celebraremos a Sexta-Feira Santa, dia em que os cristãos celebram a morte de Jesus na cruz. Dia de jejuar, dia de recolhimento, dia de reflexão. E no Domingo de Páscoa, celebramos então a Ressurreição de Cristo e a sua primeira aparição entre os seus discípulos.

É claro que o feriado de Páscoa tem seus símbolos, como os ovos de chocolate, que representam o nascimento e a vida, e o coelho, que traz a simbologia da fertilidade e da esperança, contextualizando esse momento com um porquê espiritual e religioso.

A‌ Páscoa nos lembra da importância de olhar ao nosso redor. De acolher o próximo e de acreditar na mudança. De deixar de lado os preconceitos e aceitar de braços abertos aqueles que precisam de apoio. É família, amigos e união. Uma nova oportunidade. Um recomeço.

Mas de nada vale se olharmos para os outros, e não olharmos para nós mesmos. Para aquilo que fazemos em demasia, para nossos costumes tóxicos, aquilo que nos causa prejuízos. Esse feriado reforça a importância de cuidarmos também de nós mesmos, de sermos honestos com aquilo que acreditamos, de sermos justos com aquilo que dizemos, com aquilo que prometemos para nós mesmos e para as demais pessoas que convivemos.

Como já explicado anteriormente, a interpretação religiosa da Páscoa, para os cristãos, é de esperança: morte e ressurreição de Jesus. A mensagem leva gerações e gerações de pessoas a crer e abraçar a sua causa, trazendo esse sentimento de passagem de um período difícil, para a luz e a fé. É a transformação. É o ressignificar.

‌O chocolate também tem sua importância, é símbolo de felicidade. Presentear com o doce tem como significado a demonstração de amor e de cuidado. Mas, muito além dessas tradições, é essencial nos lembrarmos que esses momentos nos instigam a estender a mão para aqueles que nos inspiram, que são fortes, e que podemos contar sempre.

Espalhar sorrisos faz com que esse feriado seja sinônimo de confiança, e pode, inclusive, fortalecer ou refortalecer laços de famílias, de amizades, de amor.

‌Desejo que a Páscoa, neste ano, seja repleta de empatia e caridade. Uma data que se constrói com cores e faz a felicidade florescer. Que todos possam sentir esse amor e acolhimento. Nós da Católica SC desejamos uma feliz e abençoada Páscoa a todas as famílias!

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Palavra do Reitor

Cleiton Vaz, reitor da Católica SC, possui graduação em Engenharia Química, especialização em Administração de Empresas, mestrado em Saúde e Meio Ambiente, doutorado em Engenharia Ambiental e realizou seu pós-doutoramento na área de nanotecnologia, na UQÀM (Université du Québec à Montréal).