Parceria Público Privada pode garantir R$ 300 milhões ao Porto de São Chico

Crédito: Gustavo Rotta/Divulgação Porto SFS

Por: Áurea Arendartchuk

28/08/2024 - 06:08

O governador de SC Jorginho Mello (PL) esteve com o ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho esta semana para tratar sobre obra de alargamento e aprofundamento da Baía da Babitonga, que dá acesso ao Porto de São Francisco do Sul. A ideia é que seja feita uma Parceria Público Privada (PPP) com o Porto de Itapoá. O ministro disse que o anúncio será em setembro e confirmou presença no evento que será realizado em Santa Catarina.

Segundo o governador, a iniciativa busca garantir a eficiência logística e o crescimento econômico de Santa Catarina e deve servir de exemplo para outros portos. Para que a PPP seja formalizada é necessário o aval do ministério. O documento já foi protocolado e o ministro irá assinar em cerimônia em Santa Catarina no dia 19 de setembro. Esse modelo é inédito no Brasil.

Sobre a obra

A obra de dragagem de aprofundamento e alargamento do canal externo que dá acesso aos Portos de São Francisco do Sul e de Itapoá aumentará a profundidade dos atuais 14 metros para 16 metros e permitirá a navegação de embarcações de até 366 metros de comprimento. Hoje o complexo portuário recebe navios com até 310 metros de comprimento.

Agenda em Brasília

Ainda em Brasília, Jorginho Mello participou na terça-feira, do “Santa Catarina Day”, evento promovido pela Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA) e o IBI (Instituto Brasileiro de Infraestrutura). Participaram da iniciativa especialistas e autoridades para discutir os desafios e avanços na infraestrutura de transportes.

O governador enfatizou a importância estratégica da logística para o desenvolvimento econômico do estado e do país. “Seja na produção de aves, suínos, motores elétricos, madeira, entre outros itens na pauta de exportação, a organização logística é fundamental para alavancar a produção, gerar emprego e renda. Só em 2023, Santa Catarina registrou exportações que somaram 11,6 bilhões de dólares”, completou.

Franzner pede licença do cargo para se dedicar à campanha eleitoral

A Prefeitura de Jaraguá do Sul encaminhou, ontem, à Câmara de Vereadores requerimento que dispõe sobre o pedido de prorrogação, por mais 45 dias, da licença para afastamento temporário de Jair Franzner do cargo de prefeito. Dessa forma, o afastamento, sem remuneração, passa a valer a partir desta quarta-feira (28) e Franzner poderá se dedicar à campanha eleitoral com vistas às eleições municipais de 2024.

Conforme a Lei Orgânica do Município (LOM), “o prefeito pode licenciar-se para tratar de assuntos particulares, sem remuneração, por prazo determinado, nunca superior a 60 dias anuais consecutivos ou não, e sempre mediante autorização legislativa”. Diante do pedido de prorrogação da licença de afastamento temporário, o procurador-geral do município, Benedito Noronha, segue como prefeito interino.

Plano de governo

Os candidatos à Prefeitura de Guaramirim pelo PL, Adriano Zimmermann e Dênis Lunelli, participaram do ciclo de apresentações de candidatos na plenária da Associação Empresarial de Guaramirim (Aciag) na segunda-feira para apresentar o plano de governo à comunidade. Investir na educação, priorizando o ensino em tempo integral e a ampliação de vagas nas creches; proporcionar um atendimento mais eficiente e humanizado na saúde; reforçar e modernizar a segurança; avançar no saneamento básico e oferecer um transporte público acessível e integrado são as principais pautas apresentadas pelos dois candidatos.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.