O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, pré-candidato do PSD ao governo do estado, está em Florianópolis onde participou de evento do PSD em São José. Antes passou na Alesc onde se encontrou com a bancada do MDB. A reunião teve tom de reaproximação após rusgas públicas. Rodrigues conhece bem o tabuleiro político e sabe que um dos maiores e mais tradicionais partidos de Santa Catarina tem peso na disputa eleitoral. Por outro lado, observa que o governador Jorginho Mello, seu maior adversário no pleito de 2026, oscila em definir seu vice na chapa que buscará a reeleição. O MDB sempre foi o ficha 1, mas recentemente, em encontro com a bancada da federação União Progressista, acenou com possibilidade, incluindo o próprio PSD. João Rodrigues se apressa a chamar o MDB para o seu lado, mirando robustecer sua candidatura. O prefeito de Chapecó, inclusive, também se encontrou com o ex-governador Carlos Moisés, que deseja ser candidato a deputado federal, está sem partido, mas tem uma posição definida: onde estiver Jorginho Mello, ele estará do outro lado.
Chicão Caminhoneiro
O catarinense Francisco Dalmora Burgardt, o Chicão Caminhoneiro, ex-candidato a deputado federal (pelo PTB) e a vice-prefeito de Canoinhas (pelo DC), está à frente da União Brasileira dos Caminhoneiros e anunciou paralisação geral da categoria para quinta-feira. Ele ressaltou que o movimento não possui caráter político e que deve ocorrer com respeito às leis. A ver.
Fiesc
A Agenda Estratégica para Infraestrutura e Transporte lançada pela Fiesc aponta a necessidade de R$ 57 bilhões entre 2026 e 2029 em obras para atender às demandas de SC. O documento aponta que 75% devem vir da iniciativa privada. Para o presidente Gilberto Seleme, o montante é um desafio, pela escassez de recursos e pela falta de previsão orçamentária.
Prêmio
A aposta no hiperlocalismo e a valorização da Redação deram ao jornal A Gazeta, de São Bento do Sul, o prêmio Melhor Site de Notícia de SC, no Brasil Publisher Awards, realizado pela Associação Nacional de Publishers do Brasil, em cerimônia ocorrida em Porto Alegre (RS). A premiação foi recebida pelo diretor Cezar Celeski e seu filho, Leonardo, coordenador de mídias sociais do site.