O Poder Transformador da Positividade na Jornada Humana

foto: Freepik

Por: Palavra do Reitor

03/04/2024 - 16:04 - Atualizada em: 04/04/2024 - 10:25

A Páscoa Cristã, comemorada por milhões de fiéis ao redor do mundo, é um período que sempre nos convida a refletir sobre o poder da transformação e da resiliência. Mais do que apenas uma celebração, é uma data que nos lembra da capacidade de recomeçar, de superar desafios e de buscar novas realizações. No centro de toda a narrativa, transmitida através dos tempos pelas estruturas da Igreja Católica, está a ideia de renovação e esperança, simbolizada pela ressurreição de Jesus Cristo. Este evento tem a capacidade de se manter sempre atual, não só para os cristãos, pois oferece reflexões profundas e conversa sobre as oportunidades humanas de se encontrar significado em meio às adversidades e de se experimentar um profundo senso de propósito na vida.

Em suas entrelinhas, o episódio da Páscoa converge muitos dos conceitos da Psicologia Positiva, um campo da psicologia moderna que se concentra no estudo e promoção do bem-estar e da felicidade das pessoas. Inclusive, é assunto de uma das especializações presentes no novo programa de pós-graduação da Católica Santa Catarina, estabelecido em parceira com a Pós PUC PR Digital.

Em contraste com abordagens tradicionais, que focam nos aspectos patológicos e nos problemas psicológicos, a Psicologia Positiva busca entender o que torna a vida significativa, gratificante e satisfatória. É hoje uma abordagem que tem se tornando cada vez mais relevante no mercado de trabalho, especialmente no contexto das construções de estratégias ESG (Environmental, Social and Governance) das empresas. Isso se deve ao reconhecimento crescente de que o bem-estar dos funcionários e o ambiente de trabalho positivo são fundamentais para o sucesso organizacional a longo prazo.

Um dos modelos centrais dentro da Psicologia Positiva é o “PERMA”, um modelo que oferece uma estrutura abrangente para entender e promover diferentes aspectos do bem-estar psicológico. Desenvolvido pelo renomado psicólogo Martin Seligman, por volta dos anos 2000, este princípio elenca cinco elementos essenciais para uma vida plena: emoções positivas, engajamento, relacionamentos positivos, significado e realização. Cada um desses aspectos possui, especialmente, uma relação muito enfática com a dinâmica da vida profissional. Quando integrados ao contexto empresarial contemporâneo, podem ser traduzidos em uma estrutura valiosa que permite efetivar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, gerando resultados extraordinários. Toda essa abordagem é apresentada em detalhes dentro da inovadora Pós-Graduação Psicologia Positiva, Gestão de Pessoas e Saúde no Trabalho.

Em uma argumentação simples, a presença de “Positive Emotion” (Emoção Positiva) se reflete quando o colaborador encontra prazer e alegria em suas atividades diárias, estabelecendo um estado de espírito otimista que permite o seu florescimento pessoal. O “Engagement” (Engajamento) surge naturalmente quando este está envolvido em tarefas significativas, que o desafiam e estimulam suas habilidades. Além disso, “Relationships” (Relacionamentos) representa a importância dos vínculos interpessoais saudáveis, que proporcionam apoio emocional e conexão social, fundamentais para o bem-estar de indivíduos em qualquer ambiente.

Por fim, “Meaning” (Significado) e “Accomplishment” (Realização) abordam a necessidade humana de se encontrar propósito e significado no trabalho diário. Além disso, a sensação de pertencimento e valorização fortalece os laços entre o colaborador e a empresa, promovendo um senso de comunidade e colaboração que alimenta ainda mais o equilíbrio e o bem-estar psicológico e emocional, e que resulta em maior produtividade e desempenho no trabalho.

Em resumo, a Psicologia Positiva é capaz de orientar intervenções e práticas que nos ajudam a compreender os diversos aspectos que contribuem para uma vida plena e significativa. E assim como a história da Páscoa Cristã, destaca a importância das emoções positivas como uma narrativa poderosa para a capacidade de transformação do ser humano. Através dos tempos, os sentimentos que nos entregam otimismo foram e sempre serão fontes de inspiração e de fortalecimento para a nossa sociedade. Que todo esse espírito renovador que permeia o tempo de Páscoa ressoe em sua magnitude para nos ajudar a abandonar o que não nos serve mais, e a abraçar as novas oportunidades e desafios com maior esperança e positividade nos nossos dias.