Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

O futuro do Morro dos Cavalos – Acontece SC

Foto: Divulgação/Gab. Sen. Amin

Por: Ewaldo Willerding Neto

02/09/2025 - 07:09

Conforme antecipado pela coluna na semana passada, está agendado para esta quarta-feira em Brasília o encontro do Ministro dos Transportes, Renan Filho, com o governador Jorginho Mello e os deputados e senadores que compõem o Fórum Parlamentar Catarinense. Na pauta, o futuro do Morro dos Cavalos. Qual será a solução para um drama que ameaça diariamente a sociedade catarinense? Como será a obra? Quem ficará com a concessão: Arteris ou CCR Movida? Qual o papel do governo federal neste processo? Perguntas que carecem de respostas objetivas e desprovidas de vertentes ideológicas. Os envolvidos nesta questão têm que deixar posições políticas do lado de fora da sala de reuniões e pensar em quem cruza os perigosos quilômetros de um dos trechos mais temerosos da principal rodovia de SC todos os dias. O acidente ocorrido no dia 6 de abril, quando um caminhão-tanque que transportava álcool etílico (etanol) tombou e explodiu na BR-101, é o maior exemplo. Ali, não aconteceu uma tragédia por sorte. Que se lembrem disto e tratem o tema com a atenção que ele merece.

Decisão

Sobre a decisão final da obra no Morro dos Cavalos, o senador Esperidião Amin (PP) foi claro: “Voto com ministro, porque a obra é federal, se ele quiser fazer dois túneis a responsabilidade é dele, se ele quiser adotar um projeto alternativo, a não ser que seja um absurdo, eu voto com ele. Por quê? Porque quem vai dar a solução é ele”, destacou o senador.

Municipalistas

Mais de 200 lideranças, entre gestores, legisladores e representantes da sociedade civil participam do 3º Encontro de Lideranças Municipalistas Catarinenses, que acontece em Brasília até quarta-feira. O evento é promovido pela Comissão de Legislação Participativa da Frente Parlamentar Mista de Participação Social, e tem como proponente o deputado federal Pedro Uczai (PT/SC).

Doações

A Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) informa que SC alcançou a maior taxa de doação de órgãos, com 42,4 por milhão de população (pmp), no primeiro semestre de 2025, contrastando com o índice nacional em 19,5 pmp. Dentro do Setembro Verde, mês de conscientização sobre a doação, o estado segue como referência no país.

Ciclismo

Foto: Divulgação/Volta de SC

O estado sedia entre os dias 7 e 12 de outubro, a 26ª edição da Volta Ciclística de SC, com etapas em Balneário Camboriú, Florianópolis, Lages, Nova Veneza, Nova Trento, Urubici e Urupema. O lançamento oficial do evento será nesta quinta-feira, na Alesc. A ação tem o apoio do deputado estadual e vice-presidente do Parlamento Catarinense, Fernando Krelling (MDB).

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.