O fenômeno da tokenização no Setor Imobiliário

Foto: divulgação

Por: Coluna Novale

12/06/2024 - 16:06 - Atualizada em: 12/06/2024 - 16:19

Por: Matheus Schlichting
CEO e Founder da BWBi Digital Assets
Empresa incubada no Novale Hub

O advento da tecnologia blockchain e a popularização dos criptoativos transformaram irreversivelmente as bases das relações comerciais e financeiras. Inicialmente difundida pelo sucesso global do Bitcoin (BTC), a blockchain viabilizou transações seguras, rastreáveis e descentralizadas de ponto a ponto, eliminando intermediários e superando limitações geográficas.

Não obstante o notável êxito obtido em um intervalo temporal relativamente breve, a aplicação da tecnologia blockchain transcendeu sua função original como mero meio de transação financeira digital. Quando empregada em conjunto com os contratos inteligentes, permitiu a emissão dos tokens criptográficos, fungíveis e não fungíveis, os quais detêm a capacidade de representar de forma digital ativos físicos, bens e direitos.

O processo de representação de ativos “reais” na blockchain é denominado como “tokenização”, o qual consiste na conversão, mediante o uso dos instrumentos jurídicos adequados, de determinado bem ou dos direitos a ele relacionados, em um token digital. Este criptoativo, por sua vez, é lastreado pelo ativo ao qual foi referenciado, permitindo o seu fracionamento e transação em escala global.

Diante dos benefícios decorrentes da digitalização da economia, acelerada pelo Banco central com a criação do DREX (Real Digital) e do avanço das iniciativas regulatórias tanto no Brasil quanto no resto do mundo, tem-se testemunhado um expressivo crescimento da adoção da tokenização pelos entes governamentais e privados, podendo alcançar a marca de US$ 16 trilhões até o final da década, o que representaria aproximadamente 10% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial atual. Esse número é cinquenta vezes maior do que o registrado em 2022. Esse fenômeno é particularmente evidente no que tange aos ativos financeiros e bens imóveis, nos quais a inovação promovida é capaz de superar desafios anteriormente considerados intransponíveis pelo mercado tradicional.

Neste contexto, o setor imobiliário se destaca como um dos setores mais importantes e tradicionais da economia nacional. Contudo, o processo de aquisição de imóveis ainda é marcado por complexidades intrínsecas, incluindo trâmites legais burocráticos e a difícil escolha entre desembolsar vultosas quantias financeiras ou assumir financiamentos longos, com juros que podem superar o valor do bem financiado. Essas barreiras não só restringem o acesso da maior parte da população, mas também prejudicam o dinamismo do mercado Imobiliário, impactando negativamente todos os seus participantes.

Em face a esta realidade, a tokenização de bens imóveis desponta como uma solução que permite a completa inversão do atual cenário de estagnação. Ao abrir oportunidades de investimento para uma gama mais ampla de participantes, a tokenização desempenha um papel fundamental no fomento do mercado imobiliário. Isso ocorre ao mesmo tempo em que construtoras, incorporadoras e imobiliárias se beneficiam ao agilizar as vendas e receber pagamentos à vista, sem incorrer em despesas relacionadas à antecipação dos eventuais recebíveis.

Essa dinâmica promove um ciclo de beneficiamento recíproco: os investidores ganham acesso a oportunidades de investimento anteriormente inacessíveis devido aos altos custos de entrada, enquanto as empresas do setor imobiliário otimizam seu fluxo de caixa e impulsionam o aquecimento do mercado.

Embora a temática ainda envolva uma aura de tecnicidade, a tokenização de bens imóveis já é uma realidade no Brasil. Empresas do setor imobiliário pioneiras e investidores entusiastas estão colhendo os benefícios de sua implementação, em comunhão com os princípios da nova economia.

Para explorar todos os benefícios da tokenização para o seu negócio, conte com o apoio da BWBi Digital Assets. Somos um escritório especializado em tokenização de ativos (RWA) e otimização de operações de captação de investimentos, com atuação destacada nos setores imobiliário, geração de energia verde e agronegócio. Nossa equipe cuida de todos os detalhes enquanto você se concentra apenas na atividade principal da sua empresa, posicionando-se à frente e expandindo seu domínio de mercado.

Quer saber mais? Entre em contato através do e-mail matheus@bwbi.com.br ou visite nosso perfil no LinkedIn em www.linkedin.com/company/bwbi.

Patrocínio:

 

Notícias no celular

Whatsapp