“O Dia Internacional do Voluntariado”

Por: OCP News Jaraguá do Sul

05/12/2018 - 07:12 - Atualizada em: 11/12/2018 - 07:18

Cinco de dezembro desde 1985 é o Dia Internacional do Voluntariado instituído pela ONU e continuo achando que este deveria ser o único dia com feriado mundial, pois todos as raças, religiões, etc. veem o voluntariado como uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e de apoio a sociedade, portanto não conheço país algum que não aceite o trabalho voluntário.

Mas a real importância deste dia não está em ser ou não um feriado nacional ou mundial, no Brasil já há muitos feriados, não temos a necessidade de mais dias parados, sem produzir, sem trabalhar para ganhar seu sustento.

O verdadeiro papel desta data é rever a forma que comunicamos a questão do voluntariado, normalmente o convite é feito de forma equivocada, um convite feito errado a chance de ter sucesso é muito pequena, as pessoas estão cheias de compromissos e boa parte deles obrigatórios e que muitas vezes se tornam chatos, alguns até por serem obrigatórios, portanto as pessoas querem, ao menos quando decidem dedicar parte de seu tempo para uma organização ou

uma causa que este tempo tenha um reflexo positivo em sua vida. Precisamos, como gestores de organizações sociais ou OSC (Organizações da Sociedade Civil) como são tratadas hoje, tornar este convite mais alegre, prazeroso, pois ajudar é muito prazeroso e fazer com que o trabalho voluntário possa ser extremamente agradável e consigamos sair do trabalho com um aprendizado novo.

Como voluntários ou aspirantes, temos que entender que muitas OSC’s estão tão focadas em seus desafios que as vezes pecam nos detalhes, não significa tolerar ser tratado mau, desrespeitado, ou coisa que o valha, mas significa que as vezes esta é a oportunidade de apoiar e ajudar por exemplo a melhorar a gestão do trabalho voluntário.

Creio na importância do voluntariado para a sociedade, para as OSC’s mas principalmente para as pessoas que o praticam, pois serão transformadas de uma forma tão radical que elas mesmos não acreditaram nelas.

De toda forma dedico este pequeno texto para os já voluntários, dizendo uma frase muito simples, mas que expressa o que muitos atendidos diriam: “Muito obrigado por compartilhar parte de se tempo conosco e dedicar seu talento para muitas causas. Continue sendo exemplo.”

Voluntariado uma forma de entregar carinho ao próximo sem receber nada material de volta. Vamos continuar com nossa intenção de convidar as pessoas para experimentar um trabalho voluntário, qualquer um, pois temos a certeza que vai se apaixonar e não vai parar mais. Que todos pensem em um mundo mais justo e melhor para todos.