Santa Catarina se consolida como um dos estados de melhor desempenho de produção industrial. Conforme dados apresentados pelo IBGE, o estado apresentou crescimento de 6,4% no ano até agosto, acima da média nacional para o período, que foi de 3%. Considerando apenas o mês de agosto, o crescimento foi de 3,3% na comparação com o mesmo mês do ano anterior – é o terceiro estado com o maior crescimento do setor no ano. Os setores que apresentaram os melhores desempenhos de janeiro a agosto foram máquinas, aparelhos e equipamentos elétricos, com alta de 15,3%; metalurgia, com aumento de 11,6%; e máquinas e equipamentos, com incremento de 11,4%. Para a Fiesc, a manutenção do elevado nível de consumo das famílias no mercado doméstico é um dos fatores que explica o resultado positivo.
Juros
De acordo com Marcelo de Albuquerque, economista da FIESC, “a redução dos juros no Brasil em 2023 trouxe impactos positivos para a indústria de bens de capital, setor que é fundamental para o crescimento sustentável da economia. As empresas passaram a ter acesso a crédito mais barato”, analisou.
Locomotiva
Liderada pelo setor automotivo, o norte de SC registrou em agosto, 722 vagas formais de trabalho, o quarto maior saldo da indústria dentre as mesorregiões da Região Sul, atrás na metropolitana de Porto Alegre, Norte Central Paraense e Vale do Itajaí. Ao todo foram abertas 217 vagas em Joinville, Araquari, São Bento do Sul e Campo Alegre, principalmente na fabricação de cabines e carrocerias para ônibus e caminhões.
Situação de rua
A Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Alesc aprovou a realização de reunião conjunta com a Comissão de Segurança Pública para discutir questões de pessoas em situação de rua, tema recorrente nas eleições. “Infelizmente, cada vez mais aumentam os casos de violência”, afirmou o presidente da comissão, deputado Lucas Neves (Podemos). A data da reunião ainda será definida.
Patriotismo
O deputado Nilso Berlanda (PL) apresentou um projeto de leia na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, a Semana do Civismo e do Patriotismo, destinada à formação cívica dos estudantes das escolas catarinenses. A iniciativa servirá como um momento dedicado à reflexão sobre a importância da cidadania ativa