O conceito e importância do Lifelong Learning na Era da Transformação

foto: Freepik

Por: Palavra do Reitor

20/03/2024 - 14:03 - Atualizada em: 20/03/2024 - 15:45

 

O mercado de trabalho tem passado por transformações em ritmo contínuo, impulsionadas pelo constante avanço tecnológico e pela globalização. A exemplo desta dinâmica cada vez mais acelerada, de acordo com um estudo realizado pelo Institute For The Future (IFTF), estima-se que surpreendentes 85% dos trabalhos ou funções profissionais que existirão em 2030 ainda não foram sequer criados.

Em outras palavras, como tendência mundial, só se manterá em relevância o profissional de hoje que estiver disposto a aprender e se reinventar, se adaptando às novas realidades e demandas do ambiente corporativo.

É nesse exigente cenário que surge o conceito de “lifelong learning” – ou aprendizado ao longo da vida – como uma resposta para se acompanhar um mundo em intensa evolução. Para realmente agregar valor à carreira, é necessária uma postura aberta ao conhecimento e ao novo, que não termina quando o estudante recebe seu diploma acadêmico dentro da área profissional escolhida.

O lifelong learning parte do princípio de que a educação deve ser considerada como um modelo mental, associada a ideia positiva de se ter a oportunidade de aprender todos os dias. Seja a partir de uma segunda faculdade, ou mesmo por meio do que acontece ao seu redor, numa conversa de networking, ao assistir um filme ou ao ler um novo livro.

Felizmente, estamos no melhor momento da humanidade para ter foco a essa filosofia: o acesso ao aprendizado ao longo da vida nunca foi tão amplo. Com a proliferação dos recursos online, as oportunidades de educação estão ao alcance de todos, independente de localização geográfica ou situação financeira. Cursos, palestras, tutoriais e podcasts democratizam o conhecimento e permitem aos indivíduos estarem próximos de especialistas conceituados nas mais diversas áreas.

As instituições de ensino, inclusive, desempenham um papel importante nesse cenário ao agirem como espaços de produção de conhecimento e de reflexão aprofundada, transformando-se em um hub que realiza uma curadoria para a difusão de experiências, vivências e informações credíveis.

Imersa na proposta do lifelong learning, a Católica de Santa Catarina estabeleceu uma parceria exclusiva com a PUC-PR Digital para introduzir neste semestre um novo programa de pós-graduação, por onde toda a comunidade poderá ter acesso a temas da mais alta relevância no contexto atual, direcionadas às áreas como Direito, Tecnologia, Saúde, Negócios, entre outros.

Análise de Dados, Inteligência Artificial, Gestão da Inovação e o Futuro das Cidades estão entre os cursos oferecidos, com disciplinas cuidadosamente selecionadas para preparar os alunos para os desafios do mundo profissional e gerar uma aprendizagem altamente enriquecedora e inspiradora.

Uma característica distintiva deste programa é a metodologia exclusiva, baseada na humanização do ensino e na atualização semanal dos conteúdos, que garante aos alunos terem acesso às informações mais recentes e relevantes, mantendo-os sempre à frente das tendências e demandas do mercado. Tudo isso, somado a um corpo docente de excelência, que contempla mentes brilhantes de renome nacional e internacional.

Incluem-se nesta lista pessoas como James Hunter, consultor e autor de best-sellers como “O Monge e o Executivo”; João Branco, CMO do McDonald’s, escritor e palestrante; a Monja Zentchu, monja zen budista, palestrante e escritora; Clóvis de Barros, jornalista, consultor da UNESCO e autor de best-sellers, e muitos outros.

O aprendizado ao longo da vida nada mais é do que um investimento no próprio futuro. O engajamento em atividades de aprendizado contínuo também está ligado a uma melhor saúde mental e emocional, além de proporcionar uma sensação de realização pessoal.

Quem se dedica ao estudo contínuo aprende a aprender, desenvolvendo a capacidade de olhar os acontecimentos e situações, de exercitar o pensamento crítico e de fazer conexões. Queremos que o novo programa de pós-graduação da Católica SC ajude a todos a abraçar a mentalidade de que nunca é tarde para aprender e crescer. Explore novos interesses, adquira novas habilidades e incorpore o poder transformador do aprendizado contínuo. Seu futuro agradecerá.