Número de mesários voluntários chega a 830 mil para as eleições deste ano

Foto: Agência AL/Arquivo

Por: Áurea Arendartchuk

25/08/2022 - 17:08

A Justiça Eleitoral deverá contar com mais de 830 mil mesários voluntários para as Eleições Gerais de 2 de outubro. Esse número é 93% maior que em 2018, quando, no pleito daquele ano, cerca de 430 mil mesários compareceram às seções eleitorais. Já o aumento registrado entre as Eleições Municipais de 2020 e as Gerais de 2022 é de 23%.

No geral, 1,7 milhão de mesários foram nomeados para comparecer às seções eleitorais neste ano. Entre eles, 52% foram convocados pela Justiça Eleitoral a realizar o trabalho, enquanto 48% se candidataram para atuar voluntariamente no dia da eleição.

O eleitor tem o prazo de cinco dias para contestar a convocação, a partir do recebimento. O trabalho é obrigatório, e a dispensa só ocorre em casos excepcionais, mediante apreciação de juíza ou juiz eleitoral.

Programa

Desde 2004, a Justiça Eleitoral mantém o Programa Mesário Voluntário, por meio do qual a pessoa interessada pode se candidatar para trabalhar no dia da eleição. O programa foi criado com o objetivo de incentivar a adesão ao voluntariado para serviços eleitorais, de forma consciente e espontânea, nas mesas receptoras de votos. Todo eleitor a partir dos 18 anos em situação regular pode ser nomeado para a função.

Candidatas ou candidatos e respectivos parentes até o segundo grau e por afinidade não podem receber a nomeação. Também estão impedidos de ser mesários os integrantes de diretórios de partidos políticos ou federação de partidos que exerçam função executiva, os agentes e autoridades policiais, assim como funcionários com cargos de confiança do Executivo e os que pertencem ao serviço eleitoral.

Encontro

Juízes, Promotores Eleitorais e Polícia Militar, reuniram-se ontem no Cartório Eleitoral de Jaraguá do Sul com o objetivo de trocar informações importantes sobre a segurança para as eleições, além da abordagem sobre ações e projetos da Justiça Eleitoral entre outros assuntos.

Foto: Fabio Junkes

 

Comitê

Candidato a deputado estadual Antídio Lunelli (MDB), abre as portas do seu comitê no sábado, às 8h. O local será dividido com Carlos Chiodini, candidato a deputado federal, e fica na esquina da Avenida Marchal Deodoro da Fonseca com a Barão do Rio Branco. Já o lançamento oficial da campanha está marcado para o dia 2 de setembro no Jaraguá Master Hall.

Bandeira

Lunelli já definiu as principais bandeiras que pretende levar para Assembleia Legislativa. Valorização do dinheiro público, combate à corrupção e a privilégios, diminuição do peso do Estado, desburocratização e prestação de serviço eficiente à população estão entre seus compromissos. O ex-prefeito de Jaraguá do Sul tem presença forte nas redes sociais, principalmente Instagram e Facebook. Nessas plataformas, divulga suas ações e propostas e também opina sobre temas polêmicos. Segundo ele, o eleitor tem o direito de conhecer os candidatos de verdade, sem máscara.

Vereador

José Edimar Blasius, mais conhecido como Zé Branco, participou da primeira sessão como vereador na Câmara de Guaramirim na terça-feira. Ele assumiu o lugar deixado pela suplente Janira da Silva (PP). Zé Branco Silva é professor e trabalha numa grande empresa da cidade, tem 46 anos e recebeu 331 votos na última eleição trabalha.