Temos sustentado a percepção de que, num país onde a educação ainda não é prioridade, os parcos exemplos de excelência precisam ser propagados. A insensatez comum de uma nação, que ainda se encontra na rabeira da qualidade de ensino mundial, impede que percebamos a revolução isolada e silenciosa que alguns modelos vêm promovendo nesse imenso território.
Somos testemunhos de que quando a Educação, conectada com a realidade, possibilita aprendizado disruptivo, projetos inovadores brotam, para o bem de toda a sociedade. Temos em nossa cidade muitos exemplos dignos de reconhecimento. Nossas instituições de ensino, atentas e sensíveis às novas condições e tecnologias educacionais, têm buscado promover uma educação colaborativa, oportunizando trocas de experiências, interatividade e estreita conexão com a realidade, pois a mutabilidade do mundo é constante.
O processo de aprendizagem já não pode mais se compactar a uma grade curricular padronizada, ou engessada. O novo mercado de trabalho requer que as pessoas estudem de forma diversa e ininterrupta, orientando-se numa abordagem holística, onde o todo é maior que a soma das partes.
É com base nessa aprendizagem múltipla, que a robótica começou a ser implantada na rede municipal de ensino de Jaraguá do Sul em 2022, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação, a Novale Hub e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). É a educação conectada com o futuro.