Novembro azul: seu pet também precisa de cuidados

FOTO: divulgação

Por: Coluna Pet

30/10/2023 - 09:10 - Atualizada em: 30/10/2023 - 14:40

 

Novembro é conhecido como o mês de conscientização sobre o câncer de próstata, conhecido como Novembro Azul. Os cuidados estendem-se aos animais de estimação que também podem ser afetados pela doença, principalmente cães machos, idosos e que não passaram pela cirurgia de castração. Em gatos a ocorrência de câncer de próstata é menos frequente.

É muito importante ficar atento aos sintomas, o primeiro sinal é o aumento significativo da próstata desencadeando dificuldade de urinar e defecar. A presença de sangue na urina também pode aparecer.
O diagnóstico é feito de forma semelhante que em humanos, pelo exame de toque retal, raio-x e ultrassom. O tratamento de eleição é a castração, ou seja, a retirada dos testículos do animal. A cirurgia é feita em casos benignos da doença.

Para ocorrência malignas, é realizada a remoção da próstata, além da castração. Em casos mais graves, o médico veterinário deverá observar se o animal apresenta metástase, ou o desenvolvimento de novos tumores pelo corpo e estabelecer o tratamento mais adequado.

O melhor método de prevenção do câncer de próstata em pets ainda é a CASTRAÇÃO, sendo recomendado que o procedimento cirúrgico seja feito com o pet jovem, para impedir a produção em excesso de hormônios. Isto faz com que a próstata não se desenvolva e cresça além do normal, contribuindo para a prevenção na formação de tumores.
O Hospital Veterinário Amizade realiza procedimentos tanto preventivos como terapêuticos para o tratamento de câncer de próstata. Agende uma consulta e garanta a saúde do seu Pet hoje!

 

Seu Pet! Nossa Amizade!
“Paçoca e Marcela: Uma linda história de amor…”

FOTO: divulgação

A vida segue em ciclos… muitas vezes os pets que amamos se vão e deixam um vazio no peito que parece não ter fim! Mas basta deixar as portas dos nossos coraçõezinhos abertas que novas histórias de amor nos presenteiam! E foi assim com a Marcela e sua família tão especial! Por muitos anos o “Tobby”, um charmoso “salsichinha”, preencheu a vida dela com todo o amor do mundo! Mas os anos foram passando, ele envelheceu e chegou a hora da partida! A dor foi inevitável… mas alguns meses depois um simpático cãozinho de rua, abandonado, cruzou o destino desta família e foi amor à primeira vista! Foi batizado de “Paçoca”, um garotão cheio de mimos, que viu seu destino mudar ao encontrar a Marcela! A experiência de adoção foi tão boa, que depois disto, a família cresceu e deu também lugar a outra simpática vira-latinha – a “Castanha”! Parabéns a esta família tão especial! Que muitas outras sigam este exemplo!

Mande uma foto e nos conte sua história… seu Pet ficará famoso por um dia! Envie para danibrecht@amizade.vet.br ou através do whats (47) 999926524 – A/C Dra. Daniela