Nosso dinamismo exportador fazendo a diferença

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

23/08/2023 - 06:08

 

Jaraguá do Sul é, por excelência, uma cidade com grande potencial exportador. Com uma economia diversificada e um ambiente favorável aos negócios, nosso município tem se destacado como um importante polo exportador na região sul do Brasil, contribuindo significativamente para as exportações brasileiras.

Um dos principais setores que impulsiona as exportações em Jaraguá do Sul é o industrial. Abrigamos um parque industrial diversificado, com destaque para os segmentos metalúrgico, têxtil e tecnológico. As indústrias locais têm se diferenciado pela qualidade dos produtos fabricados, pela capacidade de inovação e pela competitividade no mercado internacional. Além disso, Jaraguá do Sul conta com uma mão de obra qualificada, o que é um fator importante para o sucesso das exportações.

Há uma ampla oferta de cursos técnicos e superiores, formando profissionais capacitados para atender às demandas das indústrias exportadoras. Sua localização geográfica, com proximidade aos portos e aeroportos, é mais um fator positivo, pois, facilita o escoamento da produção e reduz os custos de transporte, tornando os produtos mais competitivos no mercado internacional. E para completar esse modelo estrutural, há a presença de entidades de classe, com forte atuação e apoio à indústria, comércio e serviços.

Um estudo recente realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de Jaraguá do Sul, levando em conta dados do Observatório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que dentre as 10 cidades com maior Produto Interno Bruto (PIB) Jaraguá do Sul é a que mais contribui positivamente para Balança Comercial catarinense em 2022. Sigamos em frente com esse dinamismo.