Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

“Nossas mãos na sua coluna”

Por: Rita Grubba

16/09/2018 - 07:09

Maitland apresentou um trabalho, em 1962, na Physiotherapy Societhy of Australia, denominado “ The Problems of Theching Vertebral Manipulation” , no qual ele mostrou uma clara diferença entre manipulação e mobilização e tornou-se um forte advogado do uso de movimento passivos gentis no tratamento da dor, além das técnicas mais tradicionais usadas para aumentar a amplitude de movimento.

Atualmente, consiste em um método padrão e imprescindível na vida profissional de fisioterapeutas que trabalham com terapia manual. Este conceito baseia-se em dados clínicos colhidos através de uma anamnese minuciosa, o exame físico (movimentos ativos, passivos e acessórios), sinais e sintomas, assim como os efeitos das técnicas sobre estes sinais e sintomas, que em conjunto levam o fisioterapeuta a um provável diagnóstico e conseqüentemente a uma melhor escolha das técnicas de tratamento, a fim de uma melhor evolução e resolução do problema.

A terapia manual é uma parte da fisioterapia onde o fisioterapeuta aprende a avaliar como um todo seu paciente, avaliando a dor e disfunção, detectando anormalidades do movimento, testando tecidos estruturais anatômicos e formar um programa de tratamento relacionado diretamente com os achados da avaliação cumprindo seu objetivo.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Os terapeutas manuais utilizam suas habilidades de avaliação, conhecimento de anatomia, biomecânica, fisiologia, ergonomia, etc, para relevar a importância de cada componente de hipótese de trabalho da causa do problema do paciente.

Lesões e patologias podem produzir disfunções destes movimentos fisiológicos e os mesmos podem ser restabelecidos através de  técnicas de mobilização (movimentos oscilatórios) e manipulação (movimentos de alta velocidade). Pesquisas têm mostrado que tal tratamento é mais eficaz do que o tratamento tradicional (Ottenbach e DiFabio 1994).

Por exemplo, a terapia manipulativa espinhal (tanto a mobilização quanto a manipulação) é mais eficaz no tratamento da dor lombar do que cuidados médicos e tratamento conservador tradicional (Van Tulder et al 1994).

Usar as mãos do fisioterapeuta para promover tratamentos de coluna tem se mostrado o melhor tratamento aliado á acupuntura, hidroterapia ou pilates, dependendo de cada caso.

Na CLINICA SER, você encontra profissional especializado pelo Método Maitland e Terapias Manuais, capacitado para avaliar e determinar o melhor tratamento para você e sua coluna.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Rita Grubba

Fisioterapeuta (Unesp) especialista em Neurologia Infantil/Adulto e Acupunturista. Crefito: 3.404-F.