No novo mundo, desenvolvimento econômico só fará sentido se sustentável

Foto: Divulgação

Por: Editorial

06/10/2023 - 06:10

 

A busca por crescimento e desenvolvimento econômico não pode mais ser dissociada da responsabilidade ambiental e social. Ao adotar práticas sustentáveis, como o uso adequado e eficiente de energia, a conservação da água e a proteção da biodiversidade, se garantirá a disponibilidade desses recursos para as gerações futuras.

A sustentabilidade econômica implica, na essência, reconhecer e enfrentar os desafios das mudanças climáticas, investir em energias renováveis, reduzir as emissões de gases de efeito estufa, além de minimizar a desigualdade, promovendo oportunidades, inclusão e bem-estar social. Vale ressaltar que ao adotar práticas sustentáveis, as empresas podem reduzir custos, melhorar a eficiência operacional, atrair investimentos e conquistar a confiança dos consumidores conscientes.

É a sustentabilidade que, cada vez mais, impulsionará a criação de novos modelos de negócios e impulsionará a economia de forma mais resiliente e responsável. Por outro lado, empresas genuinamente alinhadas com a sustentabilidade, serão, cada vez mais, valorizadas pelos consumidores e pela sociedade em geral, criando, por conseguinte, uma reputação positiva e uma imagem corporativa sólida.

Isso resultará em maior fidelidade dos clientes, atração de talentos e parcerias estratégicas. Sensível a essa nova realidade, foi criado em Jaraguá do Sul, um comitê para impulsionar ações de desenvolvimento econômico e sustentável. Chamado de ‘Comitê de Desenvolvimento – Jaraguá para Negócios’, o grupo é formado por representantes do poder público, iniciativa privada e sociedade civil, cujo propósito é tornar Jaraguá do Sul mais atrativo e conectado com o futuro, no que se refere ao desenvolvimento econômico e social.

 

Notícias no celular

Whatsapp