Rede OCP News – orientada para o futuro

Por: OCP News Jaraguá do Sul

22/03/2018 - 18:03

O destaque da semana não poderia ser outro senão a inauguração da nova e imponente sede da Rede OCP News de comunicação. Essa tradicional e mais antiga empresa jornalística em operação do nosso estado estampa, junto a sua nova fachada, um novo capítulo em sua quase centenária história. Estabelecido num ambiente moderno, instigante, temático, descontraído e interativo, a Rede OC P News projeta e expande seu olhar e atuação, para o contexto regional catarinense.

Atenta às significativas transformações no campo da comunicação, acura seu feeling para o crescimento e desenvolvimento, diante de três universos convergentes e em plena mutação: i) a ‘miríade de ferramentas, dispositivos e tecnologias de exploração e distribuição de informações’ que surgem e se tornam obsoletas constantemente; ii) a dinâmica do ‘conjunto dos meios’, onde se inserem basicamente o rádio, a televisão, o jornal, o livro, o cinema, o teatro, a internet e o próprio comportamento peculiar desse mercado; e iii) a ‘geração de conteúdo jornalístico’, tendo na expansão de seu consumo e audiência, um dos focos prioritários.

Entender, absorver e responder à s transformações deste mutante contexto é moldar-se ao novo paradigma em curso, denominado “convergência midiática”. Para compreensão deste conceito, uma adequada referência é creditada ao estudioso norte americano Henry Jenkins, um dos pesquisadores mais influentes no assunto. Sustenta ele que esse fenômeno consiste no fluxo de conteúdos por múltiplas plataformas de mídia, à cooperação entre múltiplos mercados midiáticos e ao comportamento migratório dos públicos dos meios de comunicação”. Oportuno evidenciar, ademais, que não há como resistir ou ignorar o fato de “todas as principais mídias estarem, de alguma forma, convergindo para a internet, permitindo que usuários compartilhem experiências, gerando uma troca de conhecimento e informações”, sinaliza Jenkins. Observa ainda que “a informação hoje passa por diferentes canais midiáticos, complexificando a experiência do consumo e integrando diferentes meios nesse processo”.

A Rede OCP News posiciona-se com lucidez e acuidade diante desse universo que impe desafios e oportunidades, como forma de assegurar a continuidade de sua missão de informar e conectar a comunidade com os fatos que impactam sua vida. A organização tem direcionado investimentos e expertise na absorção, domínio e prática desse novo conceito multiplataforma, compreendendo, sobretudo, que o processo de convergência ocorre, em primeira instância, na mente e comportamento das pessoas. Os consumidores de informação anseiam por algo a mais. Por isso, a coerência da narrativa e relevância do conteúdo já são prerrogativas elementares. Num universo infectado por fake news, o diferencial estratégico passa a ser a habilidade em suprir conteúdo crível, antes que o consumidor se empenhe a explorá-lo.  Ampliando a visão, significa dizer que o novo jornalismo continuará com sua missão de informar, porém, deverá transcender a prática de fornecer exclusivamente notícias, e incorporar o propósito de agente institucional, gerador reconhecido de conteúdos multiplataforma, formador de opinião e promotor do desenvolvimento da sociedade. Aguarde mais novidades.

VEJA MAIS:

– Rede OCP News inaugura nova sede em Jaraguá do Sul. Veja!