Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Mutirão para gerar novas vagas na construção civil

Por: Elissandro Sutil

24/01/2017 - 08:01 - Atualizada em: 24/01/2017 - 08:15

De olho nos números de desemprego em Jaraguá do Sul, foram mais de sete mil postos de trabalho com carteira assinada fechados em dois anos, o vice-prefeito e também secretário de Desenvolvimento Econômico, Udo Wagner (PP) afirma que o governo está estudando medidas para criar um ambiente mais favorável para mudança de cenário.

Apesar de avaliar a queda do emprego como resultado da crise nacional e das dificuldades, principalmente do setor industrial, Udo acredita que pequenas decisões podem auxiliar uma virada na curva. A primeira delas será a liberação de cerca de 600 a 700 pedidos de alvarás de construção e reformas que estão represados na Prefeitura, alguns há quase um ano.

Como isso vai ocorrer, provavelmente através de mutirão, ainda está sendo debatido pela Secretaria de Planejamento. Com os pedidos de novos alvarás não deve mais haver demora para a liberação em função da lei aprovada ainda pelo governo anterior que prevê prazo de 30 dias para emissão das licenças, diminuindo uma série de burocracia e simplificando os projetos.

Prevendo uma reação em cadeia em função também da aprovação de novos loteamentos, envolvendo pedreiros, chefes de obra, engenheiros, arquitetos e o comércio de material de construção, Udo Wagner acredita que será possível gerar cerca de duas mil vagas de emprego aquecendo um setor que fechou o ano passado com um saldo negativo de 202 postos de trabalho.

Em médio prazo, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico estuda medidas capazes de atrair empresas que já atuam como fornecedoras dos grandes negócios instalados aqui. Que tipo de incentivo que será proposto ainda não está definido. Na mesma linha, a intenção é facilitar a instalação de prestadores de serviços no município combatendo o excesso de burocracia, que hoje acaba levando empreendedores para os municípios vizinhos.

Na gestão interna, a modernização do sistema de TI, assim como a nota fiscal eletrônica, conquistados no governo Dieter Janssen depois de longa batalha, inclusive judicial, são pontos citados pelo vice-prefeito como capazes de ajudar o município a reverter a situação atual aproveitando o cenário nacional que já começa a dar sinais, ainda que tímidos, de recuperação.

linha azul

Novo orçamento 

O prefeito de Massaranduba Armindo Sessar Tassi (PMDB) pediu urgência ao governo do Estado na construção do quartel da Polícia Militar e da Delegacia de Polícia Civil. Duas licitações, uma deserta e outra que a empresa vencedora desistiu, já foram frustradas. Um novo orçamento deve ser feito nas próximas semanas para abertura de nova concorrência.

linha azul

Tapa-buraco

Com o retorno ao trabalho dos servidores da Prefeitura de Jaraguá do Sul, a expectativa da Ujam e das associações de moradores é que o governo anuncie ainda esta semana uma ampla operação tapa buraco, assim como já ocorre em Guaramirim.

linha azul

Fim do ranço político

Depois de um longo período de disputa acirrada entre situação e oposição, a relação entre Executivo e Legislativo em Guaramirim é de trégua e até de cooperação em relação aos projetos para o desenvolvimento da cidade. Essa é a postura anunciada pelo presidente da Câmara, Osni Bylaardt (PMDB), que, apesar de estar na fileira de oposição ao prefeito Luís Antônio Chiodini (PP), diz que o município não tem mais tempo a perder.

Osni Bylaardt presidente camara vereadores de Guaramirim - em (3)-2

linha azul

Logo é comemorações em Corupá

A logo comemorativa aos 120 anos de Corupá será lançada hoje, às 19h30, na Secretaria de Educação e Cultura.  O trabalho, que foi realizado de forma voluntária por um morador da cidade que será conhecido também hoje, vai marcar toda a programação de eventos do município de fevereiro a dezembro deste ano.

As Secretarias de Educação e Cultura e a de Indústria, Comércio, Turismo, Esporte e Lazer estão unidas para programar eventos especiais em homenagem à cidade. Considerando a crise, a ordem do prefeito João Carlos Gottardi (PP) é inovar. Para 7 de julho, dia no aniversário da cidade, deve ocorrer um desfile para marcar a data.

linha azul

Processo administrativo

O presidente do Samae Ademir Izidoro assina portaria que instaura processo administrativo contra empresa Paviplan. Supostas falhas no processo de instalação da rede coletora de esgoto na Vila Lenzi, Jaraguá Esquerdo e Barra do Rio Cerro serão investigadas por uma comissão especial.

linha azul

Temporários

O governo do Estado deve abrir em fevereiro a segunda chamada para contratação de professores temporários. Na região, a cada início de período letivo cerca de 400 profissionais são contratados.

linha azul

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elissandro Sutil

Jornalista e redator no OCP