A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) tem até o final da próxima semana para entregar a lista de 116 obras, as prioridades e o impacto na tarifa de pedágio na otimização do contrato de concessão da BR-101 Norte com a Arteris Litoral Sul. A partir daí, inicia-se outra discussão: a passagem de bastão da obra no Morro dos Cavalos da Arteris para a ex-CCR, agora Motiva. Ao que tudo indica, após audiência no Tribunal de Contas da União e relatos de empresários e parlamentares catarinenses, este é o melhor caminho para se desatar o nó de um dos trechos mais perigosos da principal rodovia do estado. O audacioso projeto da construção de túneis parece o mais lógico, apesar de ter sido formulado em 2010, com a previsão de custo próximo a R$ 1 bilhão. O governo do estado apresentou a proposta do contorno, com implantação de um binário. Mais barata, em torno de R$ 300 milhões, mas que precisa ser combinada com os índios que moram na região. Enfim, a novela segue, sem data para terminar.
Saneamento
Começou a tramitar na Alesc o PL 231/2025, que cria o Programa de Saneamento Catarinense. Conforme os Indicadores Gerais do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa), 89,59 % dos catarinenses são atendidos por rede de abastecimento de água, mas só 33,97 % têm cobertura de rede coletora de esgoto. Uma vergonha estadual.
Cicloturismo
O Plenarinho da Alesc será palco nesta terça-feira do lançamento catarinense do Guia de Sinalização para Rotas de Cicloturismo e Trilhas de Ciclismo de Montanha no Brasil, publicação inédita que estabelece diretrizes para a implantação de circuitos ciclísticos seguros e padronizados em todo o território nacional. A iniciativa é do deputado Marquito (PSOL).
Anuário Jurídico

Foto: Divulgação/Editora Expressão
SC terá uma nova referência editorial com foco no universo do Direito: o Anuário Jurídico de SC, publicação inédita que reunirá análises, entrevistas, artigos e conteúdos estratégicos sobre o sistema de Justiça no Estado. A iniciativa é da Editora Expressão, há mais de 35 anos com foco em publicações empresariais e institucionais, sob a direção do empresário Rodrigo Coutinho.
Apoio Iasc
Com apoio institucional do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC), o anuário será lançado entre janeiro e fevereiro de 2026. A proposta é oferecer, nos formatos impresso e digital, um balanço qualificado das principais transformações e debates que marcaram o cenário jurídico catarinense ao longo do ano, registrando avanços, desafios e perspectivas futuras.