“Moisés anuncia mais quatro secretários, entre eles, jaraguaense”

Foto Reprodução

Por: Elissandro Sutil

07/12/2018 - 18:12 - Atualizada em: 07/12/2018 - 18:46

Mais uma vez, o governador eleito Carlos Moisés (PSL) escolheu as redes sociais para divulgar nomes que irão compor a sua equipe. No fim da tarde desta sexta-feira (7), outros quatro secretários foram anunciados.

O primeiro foi o presidente estadual do PSL, Lucas Esmeraldino, que irá comandar a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, que também vai abranger o Instituto do Meio Ambiente.

Lucas, dentista de formação, começou a trajetória política em 2012, elegendo-se como o vereador mais votado da cidade de Tubarão. Este ano, disputou as eleições para o Senado, conquistando mais de um milhão de votos.

Logo depois foi a vez do jaraguaense Douglas Borba, que vai comandar a Casa Civil. Douglas é advogado e professor da Univali, foi vereador em Biguaçu.

Já a Secretaria Executiva da Casa Militar terá à frente o coronel da Polícia Militar, João Carlos Neves Junior, especialista em Gestão e Administração em Segurança Pública.

E, por fim, o jornalista Ricardo Dias foi confirmado na Secretaria Executiva de Comunicação. Atualmente, Ricardo atuava como coordenador e gestor de telejornalismo da NSC, em Criciúma.

No início da semana, Moisés já havia anunciado Paulo Eli, na Fazenda, Leandro Lima, na Administração Prisional, Helton de Souza Zeferino, na Saúde, e o tenente-coronel Jorge Eduardo Tasca, na Administração.

Indicação para PC

É do vereador Ramon Castro (PSD) indicação sugerindo para que o prefeito de Guaramirim, Luís Antônio Chiodini (PP), repasse R$ 150 mil para a Polícia Civil adquirir programa para o setor de inteligência para extração de conteúdo de celulares apreendidos.

Demolição da represa

O presidente da Câmara de Vereadores de Guaramirim, Ernesto Friedemann (PP), pede um estudo sobre a possível demolição da represa de Guaramirim. Ele acredita que isso pode minimizar os problemas com as enchentes nos bairros Recanto Feliz, Imigrantes, Nova Esperança, Centro, Ilha da Figueira, Amizade e até o Bairro Avaí.

Busca de novas melhorias

Um novo grupo de trabalho será formado para apontar soluções para melhorar ainda mais os procedimentos relativos à emissão de alvarás de construção e reforma.

O secretário de Planejamento e Urbanismo, Eduardo Bertoldi, se reuniu nesta semana com representantes da Associação dos Engenheiros e Arquitetos para conversar sobre os prazos de análise, sobre o Projeto Legal e outras demandas.

A melhoria nos processos é reconhecida por todos, mas Bertoldi acredita que com sugestões dos profissionais da área é possível fazer alguns ajustes e desburocratizar ainda mais.

Nova sede da IMA

A Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental de Jaraguá do Sul, do IMA (Instituto do Meio Ambiente), vai ganhar uma sede. A inauguração acontecerá na segunda-feira, dia 10, às 11h.

O endereço fica no prédio do terminal rodoviário. O responsável pela estrutura continua sendo João Deniz Vick.

Reforço e tanto

A partir de hoje, três vezes por semana, os leitores do OCP serão presenteados com as análises econômicas de Celso Ming. Ele iniciou carreira na Folha de S.Paulo.

Passou por Veja e Exame, escreve para o Estado de São Paulo e leva seus comentários econômicos a diversos programas de rádio e televisão. Faz análises precisas, com muito conhecimento.

Taxa criada

A Câmara de Vereadores de Guaramirim aprovou a lei que instituiu Código Tributário do Município acrescentando a cobrança da taxa de licença e localização para eventos de caráter transitório e eventual.

As atividades envolvidas são as geradoras de público realizadas por período determinado, mediante cobrança ou não de ingresso e que não tenham por fim o comércio eventual, como expo feiras e feiras.

Destaque esportivo

Natália Petry foi uma das 16 personalidades do Estado homenageadas pelo trabalho em defesa do esporte.

O evento é promovido pela Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa e a cerimônia de entrega da premiação foi realizada, ontem, no Palácio Barriga Verde.

A seleção dos homenageados é coordenada por jornalistas.

Ainda sem destino

Natália Petry (MDB) ainda não anunciou qual será seu destino ao deixar a Fesporte, com o fim do governo Eduardo Pinho Moreira.

Pode retornar para Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, ou ir para Câmara de Vereadores. Em reunião da executiva do MDB, na próxima semana, a situação deve ser definida.

Homenagem

Na próxima terça-feira, a Câmara de Vereadores realiza sessão solene para homenagear as integrantes do Conselho Municipal de Educação. O evento tem início às 19h.

Última plenária

A Associação Empresarial promove na segunda-feira, às 18h, a última sessão plenária de 2018. A entidade manteve uma atuação constante e eficiente em defesa das pautas não só da categoria, mas sim de toda a comunidade. Durante a eleição, destaque para defesa do voto regional e do combate à abstenção.

Segurança

Segundo número apresentado pelo novo comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, o tenente coronel Márcio Leandro Reisdorfer, a Rede de Vizinhos, programa que une a comunidade em um grupo de Whatsapp com participação de um policial, já chegou a 43 pontos da cidade.

Para diminuir a defasagem no número de policiais, são 222 na região, o comandante anunciou que em 2019 deverá ser ofertado em Jaraguá do Sul o Batalhão para o desenvolvimento de duas escolas de soldados.

“Formando estes militares – em torno de 70 – se a gente ficar de 20 a 30 está muito bom”, ressaltou.

Emendas parlamentares

Acabou ontem o prazo para entrega de emendas parlamentares na Assembleia Legislativa. Elas devem ser encaminhadas à Comissão de Finanças para serem incluídas no Plano Plurianual (PPA) e na Lei Orçamentária.

Cada deputado apresenta entre 25 e 30 emendas para destinação de R$ 6 milhões (cada) – metade desse valor deve ter aplicação na área da Saúde, 25% na Educação e 25% na Infraestrutura.

Mudança na composição

O TRE aceitou recurso do PT e decidiu que Ana Paula Lima ocupará uma cadeira na Câmara Federal. Os juízes decidiram, por 4 votos a 3, aceitar o registro da candidata Ivana Laís (PT), que recebeu apenas 491 votos em outubro.

Esses votos, no entanto, são suficientes para que Ana Paula Lima (PT) fique com a cadeira que até agora estava com Ricardo Guidi (PSD). A candidatura de Ivana havia sido indeferida por falta de uma certidão, obrigatória a todos os candidatos.

A maioria no TRE-SC aceitou o argumento da defesa de que Ivana, que não tinha advogado, deveria ter sido pessoalmente notificada a apresentar o documento. Guidi pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral.

Plano de privatização

Entre as promessas de privatização do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) estão dois aeroportos de Santa Catarina. A estratégia que deve ser adotada é privatizar em blocos regionais, usando alguns terminais mais movimentados para vender também os com menos fluxo.

Segundo o jornal Valor Econômico, o plano é incluir na primeira rodada de privatizações o bloco sul que inclui os aeroportos de Joinville e Navegantes, em Santa Catarina; os de Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; e os de Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?