Microrregião fecha 454 vagas formais em janeiro

Colunistas

Por: OCP News Jaraguá do Sul

sábado, 06:00 - 27/02/2016

OCP News Jaraguá do Sul
A microrregião fechou 454 postos de trabalho no primeiro mês de 2016, segundo os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O resultado é bem pior que o mesmo período do ano passado, quando os cinco municípios criaram 99 novas vagas. O saldo negativo de 373 vagas em Jaraguá do Sul puxou o desempenho. Em janeiro de 2016, a indústria de transformação foi o setor que mais reduziu empregos na microrregião, com um saldo negativo de 320 postos. O comércio teve 84 demissões a mais que contratações e o setor de serviços registrou um saldo negativo de 69 vagas. A construção civil teve saldo zero e demitiu da mesma forma que contratou, segundo o levantamento. A cidade com melhor desempenho na geração de empregos foi Schroeder, com a criação de 14 novas vagas no setor de serviços. O comércio foi o segmento que registrou saldo negativo em todos os municípios, resultando em 69 vagas a menos na microrregião em janeiro deste ano. pagina 8  

* * *

Fecomércio cobra mudanças

Comentado a reforma da Previdência Social, que deve ser enviada ao Congresso Nacional como proposta do governo federal em 60 dias, o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, faz coro à urgência das mudanças: “O setor produtivo é favorável ao equilíbrio das regras da Previdência com a sustentabilidade do sistema, especialmente em relação ao direito adquirido, porque é preciso estabilidade nas relações jurídicas e, sobretudo, não prejudicar aqueles que já se organizaram dentro da sistemática atual”, avalia.

* * *

R$ 1.368 

Foi a renda domiciliar per capita em Santa Catarina no ano de 2015, segundo o IBGE divulgou ontem. O valor está acima da média nacional, calculada em R$ 1.113. Os catarinenses têm o sexto maior rendimento do país, atrás do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

* * *

Fusões e aquisições

Santa Catarina alcançou 29 fusões e aquisições durante o ano passado. O número é quase 10% inferior as 31 transações registradas em 2014. Os dados constam na pesquisa de fusões e aquisições, realizada pela KPMG, que avalia 43 setores do mercado. Somente o segmento de Tecnologia da Informação em Santa Catarina foi responsável por 11 operações durante o ano passado.

* * *

VITOR

InovAtiva Brasil abre inscrições 

Com o apoio do Sebrae, o InovAtiva Brasil irá em 2016 dobrar a sua capacidade – serão promovidos dois Ciclos de Aceleração de startups no ano, com até 300 vagas em cada ciclo, nos quais o programa oferece mentorias e conexão com investidores brasileiros e estrangeiros, além de cursos gratuitos. As inscrições do primeiro ciclo já estão abertas e vão até 14 de março.

O segundo Ciclo terá início em 23 de maio. O Inovativa Brasil oferecerá 2 ciclos de aceleração durante o ano. Assim, aqueles que não conseguirem ser selecionados na primeira edição, terão uma segunda chance para aprimorarem seus projetos e tentarem novamente. Duração Ciclo 2016.1: 17/02 a 15/08.

Duração ciclo 2016.2: 23/05 a 05/12. Qualquer pessoa pode ter acesso aos cursos de capacitação do InovAtiva, são todos abertos e gratuitos.

A inscrição pode ser feita através da página “www.inovativabrasil.com.br/cadastre-se”.

Lá você deverá preencher um formulário com dados cadastrais do seu perfil, e a partir do lançamento do ciclo de 2016 as informações para o cadastro de seu projeto.

Submeta seu projeto após finalizado clicando no botão “submeter”. Lembramos que essa ação é necessária, pois o simples preenchimento do formulário sem a confirmação no botão “submeter” não registra a inscrição.

Aguarde a divulgação dos selecionados no site do InovAtiva e em nossas redes sociais.

Caso não seja aprovado nesta primeira etapa, sugerimos que revise a descrição do projeto, participe dos nossos cursos gratuitos na plataforma e prepare-se novamente para concorrer a uma vaga no próximo ciclo de aceleração.

Prof. Victor Alberto Danich - Diretor do JaraguaTec

×