Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Mastocitoma em cães: COMO IDENTIFICAR ESTE TIPO DE TUMOR?

foto: divulgação

Por: Coluna Pet

04/03/2024 - 09:03 - Atualizada em: 04/03/2024 - 15:08

 

Em cães, os mastocitomas são considerados um dos tipos de tumores malignos de pele mais comuns, podendo acometer na faixa de 16% a 21% da população canina. Algumas raças caninas, como Boxer, Boston Terrier, Labrador, Golden Retriever, Beagle e Daschunds, apresentam maior predisposição ao tumor.

Os mastocitomas têm apresentação clínica bastante variável, podem aparecer em qualquer local da pele do corpo, pode ter uma variedade de aparência muito grande e por isso é importante avaliar todo nódulo ou “verruga” que aparece na pele dos cães.

Recomenda-se avaliações da pele de todo cão em casa mesmo, e caso identifique nódulos, verrugas ou pólipos cutâneos, leve ao médico veterinário para avaliação e exames.

Ao suspeitar de um tumor, o médico veterinário recorre a um exame de citologia aspirativa por agulha fina. Por outras palavras, aspira células com uma agulha fina e espalha-as sobre uma lâmina de microscópio. Em seguida, envia a amostra para um patologista, que “cora” as células e examina-as sob o microscópio.

O passo seguinte, quando a citologia confirma o diagnóstico é a remoção cirúrgica do tumor, com ampla margem de segurança e do linfonodo mais próximo a ele – promovendo a biópsia e a realização do exame histopatológico.

Além disto, exames de raio-x torácico e ultrassonografia abdominal devem ser realizados para a investigação de possíveis metástases. O tratamento irá depender das classificação do mastocitoma, que pode ser: bem diferenciado, moderadamente diferenciado ou pouco diferenciado, além de outros aspectos.

O sucesso do tratamento depende muito da precocidade do diagnóstico e instituição do tratamento o mais rápido possível. Tal como tantos outros tumores, também o mastocima surge muito espontaneamente. Por isso, não é possível preveni-los. Nesse sentido é muito importante estar atento aos nódulos que surgem na pele e fazer avaliações regulares no Médico Veterinário.

 

Seu Pet! Nossa Amizade!

“Bob: um idosinho muito simpatico”

foto: divulgação

Bob é um simpático cãozinho da raça Lhasa Apso e está prestes a completar 16 anos de idade! Vive numa família abençoada, com seus “humanos preferidos” que cuidam dele como um filho mais velho.

Recentemente, nosso “au”miguinho Bob deu um susto em todos, adoeceu gravemente e precisou até passar por transfusão de sangue, deixando o coração da sua família apertado e apreensivo quanto a sua recuperação. Foram alguns dias tensos, com ele internado! Mas Bob é forte e não se entrega fácil, com os cuidados de equipe do Hospital Veterinário Amizade e a dedicação de seus pais, agora já se recupera em casa, cheio de mimos e carinhos!!!

 

Dra. Mayara Colzani – Médica Veterinária do HV Amizade

Mande uma foto e nos conte sua história… seu Pet ficará famoso por um dia! Envie para [email protected] ou através do whats (47) 999926524 – A/C Dra. Daniela

 

Onde Encontrar:

Endereço: R. Roberto Ziemann, 2181 – Amizade, Jaraguá do Sul – SC, 89255-415

[email protected]

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Coluna Pet

Mais saúde e qualidade de vida para o seu pet com dicas do Hospital Veterinário Amizade. Idealizado pela Dra. Daniela Brecht, médica-veterinária especializada em dermatologia, o Hospital Veterinário Amizade é referência regional por sua estrutura completa, especializada em cães, gatos, aves e animais exóticos, e pela excelência no atendimento médico-veterinário-hospitalar.