“Março lilás e amarelo”

Dr. Marcelo Langer.

Por: Marcelo Langer

26/03/2021 - 13:03 - Atualizada em: 26/03/2021 - 13:20

13Pois bem pessoal, eu escrevi aqui no último artigo que nós estamos no março lilás devido a campanha de conscientização para prevenção do câncer de colo de útero. Juntamente com essa campanha comemoramos também o março amarelo que se traduz na conscientização sobre a endometriose.

Existem algumas teorias sobre a causa desta doença, a mais aceita, recentemente, é a que fala que a mulher que apresenta um fluxo menstrual retrógrado pode ser acometida dessa doença. “Nossa, que difícil entender isso.” Calma que eu vou explicar: em palavras mais fáceis posso dizer que algumas mulheres quando estão menstruadas além do sangue sair pela vagina, pequenas quantidades de sangue podem viajar pelas trompas uterinas e caírem dentro da barriga da mulher, no mesmo lugar onde ficam os outros órgãos como intestinos, bexiga, ovários.

Esse fluxo menstrual acaba levando células da camada interna do útero para os outros órgãos causando aderências entre eles (um órgão gruda no outro) e/ou outras alterações nessas estruturas. O maior desafio da endometriose é o diagnóstico, muitas mulheres podem demorar até anos para descobrirem essa enfermidade.

Os sintomas mais comuns são:

  • Dor na parte de baixo da barriga e das costas, dor no quadril, no reto ou na vagina;
  • Cólicas fora do período menstrual;
  • Dificuldade para engravidar;
  • Dor na relação sexual;
  • Menstruação irregular ou dolorosa;
  • Alterações intestinais, principalmente durante o ciclo menstrual.

Portanto consulte seu ginecologista com regularidade, se cuide!!

Onde encontrar

O Dr. Marcelo Langer atende apenas consultas particulares na Policlínica Rio Branco que fica na Rua Barão do Rio Branco, 207, sala 5, no Centro de Jaraguá do Sul. Contato pode ser feito pelo telefone: 47 3275-1063 ou 47 99924-7779 (Whatsapp). Fique por dentro das novidades pelo Facebook e Instagram (@drmarcelolanger).