“Liderança colaborativa”

Por: OCP News Jaraguá do Sul

08/11/2018 - 10:11 - Atualizada em: 08/11/2018 - 10:25

Estou aqui hoje para falar de liderança colaborativa, no sentido em que o líder e seus liderados trabalhem colaborando, um com os outros, para o bem comum da organização a que pertencem.

Já publiquei muitos artigos para Líderes, o foco deste de hoje é o Liderado.

Quando um colega assume a posição de líder é normal alguns liderados criarem certa resistência sobre essa situação.

Mas se isso aconteceu, com toda certeza a empresa entende que essa pessoa tem condições para exercer o seu papel como líder.

Mesmo que esta tenha uma grande inclinação para liderança, será muito difícil exercer o seu papel se seus colegas, agora como liderados, sabotarem suas ações.

Fazendo uma metáfora, estes estão no mesmo barco, barco a remo.

Os liderados remando cada um com seu remo e o líder, também com seu remo, usa este como leme para ajustar a direção, ou seja: todos iguais no mesmo ambiente trabalhando em funções distintas para alcançar um objetivo comum.

O líder usando o remo como leme muda a direção no momento que é pertinente mudar. Porque este tem informações que os liderados não têm.

Assim como é importante para o líder se desenvolver, para cada vez mais, se tornar melhor no que faz, os liderados devem fazer o mesmo.

Muitos liderados julgam seu líder, suas atitudes e ações, mas não sabem quais realmente foram as razões para tais decisões.

Empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro para então compreender as suas atitudes.

É saber se conectar com o outro para gerar confiança.

Quando um líder gera empatia, isso quer dizer que este líder tem a capacidade de se colocar no lugar de seu liderado e ter a percepção das questões como os liderados percebem.

E a reciproca também deve acontecer.

Julgar é fácil, mas quando o liderado também se torna uma pessoa empática no sentido de se colocar no lugar do seu líder, os julgamentos tendem a diminuir, pois tenho certeza que as intenções dos líderes são positivas, e fazem sentido e que está fazendo o melhor que pode com os recursos que tem.

Já pensou sobre?

Eu desenvolvo Líderes através do Método Attlantis e posso desenvolver você através de um coaching também.

Fico por aqui, precisando de algo conte comigo.

Site: www.sandroferrari.com

Instagram: www.instagram.com/coachsandroferrari

Facebook: www.facebook.com.br/coachsandroferrari