O leilão promovido ontem pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na BM&F Bovespa, em São Paulo, para contratação de serviço de transmissão de energia elétrica em 20 estados do país, teve 14 dos 24 lotes arrematados, e 10 empreendimentos sem proposta, entre eles um em Santa Catarina.
O certame abrange 6,5 mil quilômetros de linhas de transmissão. Foram priorizadas linhas com empreendimentos contratados e obras de reforço do sistema. As instalações deverão entrar em operação entre 36 a 60 meses, a partir da assinatura do contrato de concessão. Para o leilão, a Aneel atendeu a recomendações do Tribunal de Contas da União de revisar as Receitas Anuais Permitidas das concessões, que ficaram aproximadamente 11% maiores no edital.
Entre os lotes que não receberam propostas está o Lote D, de municípios do sul de Santa Catarina. O objetivo era atender o crescimento da demanda para reduzir a dependência da energia térmica.
Esta foi a primeira fase do leilão, que foi divido em duas etapas por serem lotes grandes, com várias linhas de transmissão e subestações. Havia temor de que o número de lotes vazios fosse ainda maior, caso não fosse feita a divisão. A próxima etapa de leilão ocorre no dia 1º de julho.
* * *
CMC realiza curso para melhorar presença digital de empresas
A Agência CMC, de Jaraguá do Sul, realiza capacitações para empresários e interessados em ampliar a presença digital dos negócios. O curso tem duração de um dia, sendo que há três datas disponíveis para escolha: 19, 26 ou 29 de abril. O objetivo é detalhar as principais redes sociais, como Facebook, Instagram, Snapchat e Linkedin, definir qual delas é melhor para a marca, conteúdo e relacionamento com consumidor, além de como funcionam patrocínios e a mensuração de audiência. A inscrição pode ser feita pelo site (http://bit.ly/KnowhowDigitalCMC) e custa R$ 200.
* * *
4%
Foi a queda do volume de serviços no país em fevereiro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2015. Segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgados hoje (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os serviços acumulam queda de 4,5% no ano e de 3,7% no período de 12 meses. O recuo de 4% em fevereiro deste ano foi o pior desempenho dos serviços em meses de fevereiro desde o início da série histórica em 2012.
* * *
3,1%
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) revisou para baixo as previsões para o desempenho da economia brasileira este ano. A estimativa de queda do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todas as riquezas produzidas pelo país – passou de 2,6%, na projeção divulgada no fim de 2015 para 3,1%, segundo o Informe Conjuntural do primeiro trimestre de 2016.
* * *
Governador do Paraguai é convidado de encontro em Joinville
As Associações Empresariais de Guaramirim (Aciag), Joinville (Acij) e São Bento do Sul (Acisbs) promovem uma palestra com o governador paraguaio, de Alto Paraná, Justo Aricio Zacarias Irun. O evento, promovido em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e a Fundação Empreender, ocorre na sede da Acij, na sexta-feira, às 10h30. O governador falará sobre as leis de incentivo aos empresários brasileiros que querem investir no Paraguai. O objetivo é estreitar parcerias com o país vizinho.