A Justiça Eleitoral catarinense já iniciou o processo de vistoria dos locais de votação que vão funcionar durante as Eleições Municipais de 2024. O Estado conta com cerca de 3.400 locais que vão abrigar mais de 17 mil seções eleitorais.
Conforme informou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), durante as visitas são avaliadas questões de infraestrutura como instalações elétricas, mobiliário disponível e condições de acessibilidade. O objetivo é ajustar o que for necessário a tempo de receber os eleitores para o pleito.
Para isso, o TRE-SC faz um levantamento dos materiais elétricos a serem adquiridos, como extensões e adaptadores, ou de pequenos reparos que podem ser resolvidos pelo próprio cartório eleitoral.
Quando há problemas de acessibilidade aos prédios e salas, a Justiça Eleitoral pode oficiar os órgãos municipais, estaduais e federais competentes para que ocorra a adequação do ambiente, ou então realocar pessoas com deficiência para seções mais bem preparadas para recebê-las.
Neste ano, o primeiro turno das eleições ocorre no dia 6 de outubro. Um eventual segundo turno acontece no dia 27 — apenas nas cidades com mais de 200 mil eleitores em que nenhum candidato tenha atingido maioria absoluta. Atualmente, mais de 5,5 milhões de eleitores catarinenses estão aptos a participar.
Alesc segue calendário especial de sessões por conta do ano eleitoral
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) inicia nesta quarta-feira (20) o calendário especial de sessões plenárias, em virtude das eleições deste ano. A medida foi autorizada pela Mesa da Alesc e publicada no Diário Oficial do Legislativo. Até o mês de agosto, o Parlamento estadual realizará, sempre pela manhã, uma sessão a mais por semana, além das três plenárias semanais previstas no Regimento Interno.
O calendário especial é uma prática adotada na Alesc desde o início dos anos 2000, sempre em anos eleitorais. Consiste na antecipação, principalmente para o primeiro semestre, de sessões que seriam realizadas nos meses de campanha eleitoral (agosto, setembro e outubro), evitando prejuízos aos trabalhos legislativos.
Correios
A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, aprovou ontem por unanimidade, uma moção que apela ao presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Fabiano Silva dos Santos, a viabilização da retomada das atividades dos Correios de forma eficiente e ágil. Com o crescimento populacional da cidade, os vereadores expressaram preocupação com a redução do quadro de servidores da empresa, o que tem impactado negativamente no atendimento às demandas de entrega e retirada de encomendas na região. De acordo com a moção, o mercado de compras de forma virtual tem crescido significativamente em todos os segmentos, com boa parte dos produtos sendo encaminhada para entregas por meio dos Correios. Também foi destacado que atualmente há um grande estoque de produtos estagnados no depósito dos Correios de Jaraguá do Sul, aguardando liberação para entrega aos destinatários.
Você decide
O Projeto “Você Decide: seu imposto, suas escolhas”, idealizado pelo deputado estadual Matheus Cadorin, do partido Novo, está de volta para mais uma edição, oferecendo aos catarinenses uma oportunidade de influenciar diretamente onde serão aplicados os recursos do imposto pago por todos que residem no Estado. O projeto coloca nas mãos dos cidadãos o poder de decidir sobre o destino de verbas provenientes de emendas parlamentares. A primeira edição do “Você Decide”, ocorrida em 2023, foi um sucesso, com a participação de mais de 25 mil catarinenses e a escolha de 16 projetos para receberem um total de mais de R$5,1 milhões em emendas parlamentares. Com base nesta experiência positiva, a expectativa para a edição de 2024 é ainda maior. Para inscrever um projeto, o cidadão deve visitar o site oficial em www.matheuscadorin.com.br/vocedecide.