Julgamento de pedido de cassação de Seif é suspenso e remarcado para dia 16

Senador é acusado de abuso de poder econômico | Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Por: Áurea Arendartchuk

05/04/2024 - 06:04

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, suspendeu ontem (4) o julgamento que pede a cassação do mandato e a inelegibilidade do senador Jorge Seif (PL-SC), eleito em 2022, por suposta prática de abuso de poder econômico na campanha.
A decisão foi tomada após o ministro Floriano de Azevedo Marques, ler o relatório do caso, das sustentações orais de acusação e defesa, e da apresentação do parecer do Ministério Público Eleitoral. A sessão será retomada no dia 16 de abril.
Proposta pela coligação Bora Trabalhar (PSD, Patriota e União Brasil), o recurso pede a reforma da decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), que considerou improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra o senador eleito e alguns apoiadores da candidatura.
No recurso, a coligação acusa o senador Jorge Seif Júnior, os dois suplentes ao Senado pela chapa, Hermes Artur Klann e Adrian Rogers Censi, o proprietário das Lojas Havan, Luciano Hang, e o presidente do Sindicato das Indústrias Calçadistas de São João Batista, Almir Manoel Atanazio dos Santos, de terem praticado três ilícitos eleitorais que configurariam prática do abuso de poder econômico nas Eleições 2022. Os ilícitos teriam sido cometidos para dar suporte e favorecer indevidamente a candidatura de Jorge Seif ao Senado.

Situação da dengue e da superlotação dos hospitais preocupa Vicente Caropreso

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) ocupou a tribuna da Alesc na quarta-feira (3), para fazer um apelo aos catarinenses, principalmente das regiões Norte e Nordeste do Estado, para que usem repelente e vacinem seus filhos entre 10 a 14 anos contra a dengue. O parlamentar destacou que a campanha de vacinação, que iniciou em março, está muito abaixo da expectativa com cerca de 25% das doses aplicadas entre o público-alvo.

Desde fevereiro, Santa Catarina enfrenta uma situação de emergência devido às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Só este ano, o número de pessoas infectadas ultrapassa 100 mil, com registro de 53 óbitos.

Da região Nordeste de SC, 13 cidades estão com a vacina contra a dengue disponível, dentre estas Jaraguá e municípios vizinhos, inclusive onde estão concentrados grande número de casos da doença.

Ele também lembrou que com a proximidade do inverno, acaba potencializando os casos de doenças respiratórias, ressaltando a importância da vacinação contra a influenza. Caropreso aproveitou e fez uma dura crítica aos movimentos que disseminam informações falsas para desestimular as campanhas de imunização.

“Se os hospitais já estão lotados agora, imaginem uma epidemia de gripe junto com essa crise de dengue. No ano passado, as unidades de saúde enfrentaram um cenário de caos devido à baixa adesão à campanha de vacinação contra a gripe. Quando as pessoas brincam, não levam a sério a vacina, a saúde pública é colocada em risco. É preciso acompanhar o desenvolvimento tecnológico, a ciência médica, e vamos salvar muitas vidas”, concluiu.

 

Atendimento

Indicação foi protocolada na Câmara de Jaraguá do Sul solicitando ao Executivo a implementação de salas exclusivas destinadas ao atendimento de mulheres vítimas de violência nos serviços de saúde próprios ou conveniados do Sistema Único de Saúde (SUS) do município. A proposta busca assegurar um espaço seguro e privado para mulheres que enfrentam situações de vulnerabilidade, com acesso limitado de pessoas, garantindo a necessária privacidade durante o atendimento.

 

Virou tucano

O ex-vereador Marcelindo Gruner assinou esta semana filiação no PSDB. Até então ligado ao PTB, Gruner disse que retorna ao ninho tucano depois de 24 anos, sendo o primeiro partido que se filiou na vida política. Ele deve concorrer a uma vaga na Câmara jaraguaense.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.