Jaraguá do Sul pleiteia verba do Ministério das Cidades durante visita de secretário

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

26/08/2023 - 06:08

Jaraguá do Sul recebeu, na sexta-feira (25), a visita do secretário executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha. O roteiro pela cidade foi organizado pelo deputado federal Carlos Chiodini e acompanhado pelo deputado estadual Antídio Lunelli, ambos do MDB.

Conforme Chiodini, a vinda do secretário ao município é um importante passo para a liberação de recursos, possibilitando a execução de projetos que estão no ministério aguardando aprovação. “Conhecendo a região, ele poderá entender melhor as demandas e agilizar essa liberação de verbas para Jaraguá do Sul”, aponta o parlamentar.

Entre os projetos do Município, está a ampliação da rede de esgoto. “Esse investimento faria a nossa cidade ser uma das primeiras do país a ter uma cobertura de 100% no tratamento, levando ainda mais qualidade de vida e saúde para a população”, destaca Lunelli. O deputado estadual lembra que metade dos municípios catarinenses não contam com o serviço e, muito menos, com ações previstas para a universalização do marco legal do saneamento básico.

Outro projeto apresentado ao secretário foi o de construção de moradias populares, liderado pelo vereador Luís Fernando Almeida (MDB). A proposta do Loteamento Harmonia 2 inclui 300 unidades habitacionais, beneficiando mais de 1.500 pessoas e um investimento avaliado em R$ 40 milhões. Estudos realizados pela Prefeitura, apontam que cerca de 3 mil novas famílias chegam por ano a Jaraguá do Sul.

No Samae

O secretário também visitou a estrutura do Samae de Jaraguá do Sul, quando conversou com o prefeito Jair Franzner e o presidente da Autarquia Onésimo Sell e conheceu todos os projetos.
Dentre estes, o projeto da nova Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Centenário. Com a nova estação será possível ampliar a cobertura de tratamento de esgoto no município, contemplando também os bairros João Pessoa, Vieira e Centenário, que ainda não possuem rede coletora de esgoto sanitário.

À tarde, o secretário participou de uma reunião com os prefeitos da Amvali. “Estamos otimistas com a liberação de recursos. Os municípios se organizaram e apresentaram demandas muito importantes para o desenvolvimento da região. Precisamos dar sequência nesses projetos e o aporte do Ministério das Cidades será fundamental”, pontuou Lunelli.

Avenida de Schroeder

Em reunião com o secretário Hildo Rocha, na sede da Amvali, sexta, o prefeito de Schroeder Lauro Tomczak (PP), apresentou o projeto de pavimentação da Avenida dos Imigrantes, uma das principais da cidade.
O valor estimado dessa obra, com pista dupla, 27 metros de largura e extensão aproximada de 2 quilômetros, é de cerca de R$ 18 milhões. O projeto contempla o trecho entre o Complexo Esportivo Alfredo Pasold, no Centro, até as proximidades com a rua Eugênio Albrecht, no bairro Centro Norte. Segundo o prefeito, agora a gestão municipal fará o cadastro do projeto junto ao Ministério das Cidades para análise.

 

Inclusão

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Prefeitura e a Apae de Jaraguá do Sul, promoveram na sexta-feira o 1º Seminário Autismo e a Inclusão Social. A proposta do evento, que aconteceu no Cejas, foi difundir informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e debater formas de tornar a sociedade mais inclusiva às pessoas com esta condição. Na abertura, o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) comemorou a participação do público nos eventos promovidos pela comissão, a qual preside. Para ele, o fato demonstra a demanda da sociedade por informações sobre temas ligados às deficiências.

Ônibus

Os vereadores aprovaram, esta semana, indicação apresentada por Jonathan Reinke (Podemos) que busca atender a uma demanda dos moradores dos bairros Jaraguá 99, Jaraguá 84 e Garibaldi. A indicação solicita que o Executivo Municipal tome as medidas necessárias para a inclusão de uma nova linha de ônibus que funcione após o horário das 23h24. O objetivo da proposta é oferecer uma alternativa viável de transporte para os muitos moradores que, diariamente, enfrentam dificuldades de deslocamento durante o período noturno.