“Inovação na construção civil: presente e futuro”

Paulo Obenaus | Diretor-do Grupo Proma

Por: Proma Construções e Negócios

12/11/2020 - 15:11 - Atualizada em: 12/11/2020 - 15:20

A construção civil está em uma busca constante pela inovação, com ruptura de paradigmas e alterações de processos para conquistar resultados cada vez mais eficientes.

Entenda o que deve influenciar sensivelmente o mercado da construção civil daqui em diante!

1. Biomimética

Na arquitetura, a biomimética inspira a busca na natureza por soluções inovadoras que aperfeiçoam a eficiência dos empreendimentos em termos de economia, durabilidade e conforto.

2. Tecnologias digitais

Uso de robôs para aumentar a eficiência e a qualidade de inspeções; braços mecânicos que podem automatizar tarefas repetitivas, como a colocação de tijolos; drones para inspeções perigosas aos trabalhadores e para a análise de grandes áreas em poucos minutos.

3. Cidades inteligentes + edifícios inteligentes + IoT

Uma cidade inteligente (smart city) conta com processamento de dados fornecidos pelas próprias pessoas – baseados em necessidades e costumes diários – para promover melhorias na qualidade de vida.

Os edifícios inteligentes têm um gerenciamento pensado no bem-estar dos ocupantes e uma previsão/correção de falhas em tempo ágil, gerando, assim, uma economia do projeto à manutenção.

Já o IoT (Internet of Things) se refere à inteligência por meio da tecnologia em produtos e ferramentas do uso cotidiano: televisão, máquina de lavar e celular podem se conectar à vida das pessoas.

4. Construção verde

Além de fazer parte do escopo das cidades inteligentes, a sustentabilidade é uma inovação cada vez mais necessária na construção civil.

5. Construção modular e pré-fabricada

Módulos que se parecem com caixas são construídos fora do canteiro de obras. Bastam que sejam montados para que a edificação fique pronta.

6. Impressão 3D

Um grande avanço em termos de logística, já que peças de concreto podem ser fabricadas com uma precisão fantástica.

7. Modelagem da Informação da Construção (Building Information Model – BIM)

Baseado em um modelo 3D, consiste no processo de criação e gestão de informação em um projeto de construção.

8. Realidade virtual e softwares de segurança

Permitem simular situações típicas de obras e treinar os trabalhadores para utilizar equipamentos sem riscos de acidentes. Além disso, são tecnologias que auxiliam no desenvolvimento de inspeções e auditorias, reduzindo os riscos de irregularidades e acidentes nos canteiros de obra por meio da emissão de alertas em situações de emergência e perigo.

2020 foi um ano desafiador – mas, estar aqui, com você, dividindo esse espaço, foi extremamente gratificante. A escrita e a leitura atravessam distâncias, nos aproximando e nos encorajando.

Saiba que você pode sempre contar com a Proma e com a Imobiliária Coralli: para trocar ideias, para dividir conhecimentos, para trocar informações.

Essa foi a última coluna deste ano. Não vamos perder o contato! Acompanhe o nosso trabalho pelas redes sociais: @promaincorporacoes e @imobiliariacoralli.

Forte abraço,
Paulo Obenaus | Diretor do Grupo Proma

Grupo Proma

Conte sempre com a Proma e com a Imobiliária Coralli. Acompanhe o nosso trabalho e tire dúvidas pelas redes sociais:

Proma Construtora

WhatsApp | Facebook | Instagram.

Imobiliária Coralli

WhatsApp | Facebook | Instagram