“Injeção eletrônica: qual a sua função e como funciona?”

Foto Divulgação

Por: Auto Elétrica São Luiz

18/08/2020 - 08:08 - Atualizada em: 18/08/2020 - 12:00

Seja qual for o setor, de produtos ou serviços, a cada momento surgem novas e mais avançadas tecnologias para tornar a vida mais fácil, dinâmica e segura. No mundo automotivo não é diferente. A constante evolução no setor é primordial para ajudar a melhorar a performance dos carros.

A injeção eletrônica é um grande exemplo de evolução para os veículos. Foi desenvolvida para substituir o antigo carburador e logo se tornou um mecanismo obrigatório no Brasil, devido aos programas de controle de emissões de gases poluentes. Além disso, ela também proporcionou mais potência, economia de combustível, respostas mais rápidas e outras vantagens.

O sistema de injeção eletrônica é responsável por enviar o combustível, de maneira controlada, ao motor do veículo. Esse equilíbrio é garantido por meio de um chip eletrônico que analisa o funcionamento do motor, ajustando a alimentação.

Como o chip controla a entrada de combustível e de ar no motor, de acordo com as faixas de rotação, a combustão se torna mais eficaz. Assim, o veículo ganha maior eficiência energética e, por consequência, tem melhor desempenho e seu nível de emissões reduzido. Também controla o tempo de ignição, a marcha lenta e, em alguns modelos de veículos, as válvulas.

Os componentes desse sistema podem ser divididos em três grandes grupos: os sensores, os atuadores e a central de informações. Resumidamente, os sensores identificam a condição do veículo, enquanto os atuadores fazem as correções necessárias para garantir o melhor desempenho possível.

Cuidados e manutenção

Nem sempre é tarefa fácil identificar problemas com o funcionamento do sistema. Em grande parte dos casos, o carro continua operando de maneira praticamente normal, mas o principal sinal de alerta é a luz de injeção eletrônica acesa no painel do veículo. Neste caso, é preciso buscar ajuda imediatamente, pois o mau funcionamento poderá danificar outros componentes.

Deve ser feita a inspeção do sistema de injeção eletrônica a cada 40 mil km rodados e, caso necessário, realizada a limpeza dos bicos injetores. Nós da Auto Elétrica São Luiz temos uma equipe qualificada para cuidar da injeção eletrônica do seu veículo. Passe aqui na loja para tirar dúvidas e fazermos uma avaliação completa.

E, não se esqueça, além da manutenção preventiva é necessário usar combustível de qualidade para que não haja nenhum problema no futuro, seja no sistema de injeção, no motor ou outros sistemas essenciais para o funcionamento do seu carro.

Onde encontrar

A Auto Elétrica São Luiz fica na Rua Valdir José Manfrini, 285, bairro Tifa Martins, Jaraguá do Sul. Para mais informações entre em contato pelo telefone (47) 3084-6004.

Acompanhe a Auto Elétrica São Luiz no Facebook para ficar por dentro das novidades.