O governo do Estado vai publicar no dia 15 de maio a nomeação dos candidatos aprovados no concurso público de 2019 para as vagas de policiais penais em Santa Catarina. Ao todo são 465 excedentes do concurso aptos para o início do trabalho.
Os policiais penais aprovados já passaram por todas as etapas de classificação: exame físico, investigação social e exames psicológicos. Os novos profissionais chegam para somar o efetivo já existente no quadro de servidores da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP).
O governador Jorginh Mello destacou que os aprovados no concurso da Polícia Penal serão os únicos novos servidores a serem nomeados neste momento de austeridade fiscal. Segundo o secretário Edenilson Schelbauer, em maio vence toda a etapa legal para o inicio imediato do trabalho desses profissionais. No dia 17 de maio ocorrerá a escolha das vagas nas unidades em que demandam o incremento desses policiais penais.
Penitenciária
Agora, o Estado trabalha na etapa final de construção da Penitenciária de São Bento do Sul. A obra estava com dois anos de atraso e a expectativa da SAP é finalizar os trabalhos até o fim do ano. O governador Jorginho Mello já disse que o governo também está trabalhando para ampliar o serviço laboral, onde presos trabalham dentro das unidades enquanto cumprem suas penas.
Ciclovia
A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou recentemente indicação do vereador Luís Fernando Almeida (MDB) que sugere que a prefeitura providencie estudos para a implantação de uma ciclovia entre a região dos bairros Nereu Ramos e Estrada Nova em direção à região central do município. O objetivo da indicação é o atender a uma demanda antiga dos moradores, que há anos enfrentam dificuldades para se locomover de bicicleta com segurança. Segundo Almeida, por se tratar de uma rodovia, o problema é complicado de resolver, já que a Prefeitura não pode fazer a ciclovia por conta própria, e por isso é necessário conversar com os governos Estadual e Federal para buscar uma solução. A proposição foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo.
Transparência
Em sessão na Câmara de Vereadores jaraguaense na quinta pasada, foi aprovada indicação de autoria de Sirley Schappo e Rodrigo Livramento, ambos do Partido Novo, que pede que o Executivo crie um sistema online para a reserva de áreas públicas municipais, de modo que isso possa ser feito sem a necessidade do deslocamento até secretaria competente. Os autores sugerem, inclusive, que essa reserva possa ser feita pelo app Jaraguá na Mão. Eles argumentam que a criação de um sistema online de reserva dos espaços públicos da prefeitura é de extrema importância para garantir a transparência e eficiência na utilização desses espaços.
Bolsa estudante
A criação de um grupo de trabalho, liderado pelo Parlamento, com a participação efetiva de representantes do Tribunal de Contas do Estado, da Secretaria de Estado da Educação (SED) e do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Santa Catarina para buscar o aperfeiçoamento do programa Bolsa Estudante do Ensino Médio foi o principal encaminhamento da audiência pública virtual, que aconteceu na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.