Governo do Estado e MP assinarão termo de cooperação técnica para compartilhar dados da Assistência Social

Foto: Divulgação/Governo de SC

Por: Áurea Arendartchuk

15/03/2023 - 06:03

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) e o Ministério Público de Santa Catarina se reuniram no começo da semana para discutir a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica para o compartilhamento de base de dados da Rede de Assistência Social e desenvolvimento de soluções de Business Intelligence (BI). A parceria deve ser formalizada nos próximos dias.

Para a secretária de Assistência Social, Mulher e Família Alice Kurten, a cooperação traz benefícios para ambos os envolvidos e principalmente para a Política de Assistência Social. Segundo ela, o termo terá muita utilidade, pois o Ministério Público poderá utilizar esses dados no seu trabalho em relação à Assistência Social nos municípios e a secretaria também será beneficiada ao receber análises e dados que o MP consegue de outros órgãos para que sejam desenvolvidas ações estratégicas.

O termo também visa fomentar e fortalecer o relacionamento institucional gerando aproximação entre o MPSC e o Governo do Estado em prol das políticas públicas.
Alice também parabenizou o MPSC pelo projeto “Juntos pelo Suas” que contempla o desenvolvimento de uma cartilha com um diagnóstico da Assistência Social dos municípios.

“Além desse diagnóstico essa cartilha traz conceitos dos serviços, terminologias adotadas para que os promotores possam entender o município que ele trabalha e as situações que ele é chamado para resolver”, completou.

Escola Julius Karsten completa 100 anos e recebe moção de aplauso

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul entregou ontem a moção de aplauso à Escola de Educação Básica Julius Karsten que completou 100 anos. A matéria é de autoria do vereador Jair Pedri (PSD), que destacou no texto que desde 5 de março de 1923 a instituição desenvolve suas atividades de forma ininterrupta no bairro Rau. Pedri ressalta que ao longo desses 100 anos, milhares de munícipes jaraguaenses frequentaram a Julius Karsten levando para a sua história as vivências e conhecimentos adquiridos no espaço escolar. Atualmente a unidade conta com 1.703 alunos, sendo a a maior escola da região do Vale do Itapocu. A moção foi aprovada pela unanimidade dos vereadores e entregue à diretora da escola Margarete Luzzani, durante a sessão com a presença de estudantes da unidade.

Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul

CURTAS

Novos secretários

O governador Jorginho Mello (PL) empossou na terça-feira (14) os secretários de Portos, Aeroportos e Ferrovias Beto Martins; de Ciência, Tecnologia e Inovação Marcelo Fett; e de Planejamento Edgard Usuy. As três novas secretarias foram criadas na reforma administrativa para valorizar áreas estratégicas para o Estado.

Adjuntos

Também tomaram posse os adjuntos da Comunicação Renata Furlanetto; de Portos, Aeroportos e Ferrovias Robison Coelho; e de Planejamento, Lucas Amâncio. Segundo o governador, são setores tão importantes que precisam de visibilidade e de gestores preparados. Jorginho disse ainda que as novas secretarias também conferem mais segurança jurídica aos empreendedores.

Senhas UBs

Os vereadores Rodrigo Livramento, Sirley Schappo, ambos do Novo, e Ronnie Lux (MDB) se uniram para fazer duas indicações legislativas que solicitam ao Executivo a implementação de novas políticas públicas para melhorar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Jaraguá. Em primeiro lugar, eles querem que a Secretaria Municipal de Saúde desenvolva um sistema de senha digital por meio do aplicativo Jaraguá na Mão ou algum outro app para agendamento de consultas nas unidades. O sistema funcionaria como uma “fila online” que poderia ser aberta todos os dias no app.

Placas

Em outra indicação, os vereadores pedem que seja feita a colocação de placas informativas em frente às UBSs descrevendo os critérios de prioridades nas filas, deixando o atendimento mais transparente. A ideia é evitar os fura-filas e as desconfianças de favorecimento a algumas pessoas. As duas indicações foram aprovadas por unanimidade na sessão de terça-feira (14) na Câmara jaraguaense e enviadas ao Executivo para ciência dos pedidos.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.