Governo do Estado abre licitação para contratar empresa que vai concluir obras em escola de Jaraguá do Sul

Foto: Eduardo Montecino/OCP News

Por: Áurea Arendartchuk

10/03/2021 - 05:03 - Atualizada em: 11/03/2021 - 14:31

A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade abriu a licitação para contratação de empresa de arquitetura ou engenharia para a execução da obra de conclusão da Escola de Ensino Médio Darci Franke Welk, na Tifa Martins, em Jaraguá do Sul.

A entrega das propostas vai até o dia 26 de março sendo que a abertura delas ocorre no mesmo dia. A obra da escola estadual está abandonada há quase três anos. Iniciada em 2011, a obra foi paralisada em 2018, quando estava 90% concluída e já havia consumido R$ 7,8 milhões.

O deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) tem feito uma cobrança ferrenha do governo estadual para a conclusão da unidade, tanto que no mês passado ele chegou a exibir imagens da situação em que se encontra o prédio novo da escola no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina durante pronunciamento.

Para Caropreso é admissível que uma obra tão importante para que os alunos da comunidade tenham acesso ao ensino profissionalizante e ao ensino integral, fique nesse estado lamentável.

Na época de sua cobrança na Alesc, o parlamentar havia sido informado que uma nova licitação precisaria ser feita, já que nenhuma empresa apresentou proposta no processo aberto no ano passado para contratar a recuperação e finalização da obra. O que está acontecendo agora e espera-se que uma empresa se interesse. Devem ser gastos mais cerca de R$ 1 milhão para terminar a obra.

Limpeza

Outra questão que também começa a andar é a limpeza da escola que estava tomada pelo mato e entulhos. Informações repassadas à Coluna dão conta que o Estado já fez a contratação da empresa de limpeza atendendo a solicitação do deputado Caropreso.

Mulheres

A vereadora Nina Santin Camello protocolou na semana passada na Câmara jaraguaense, o projeto de lei que cria regime especial de contratação de Mulheres Vítimas de Violência Doméstica. O projeto pretende viabilizar, com prioridade, a inserção de mulheres vítimas de violência doméstica no mercado de trabalho e pode ir à votação esta semana.

Segundo Nina, a redação da proposta determina critérios para que a mulher possa garantir a busca de emprego por meio do Sine, que por sua vez priorizará até 10% de vagas mensais de emprego disponíveis à estas mulheres.

TV Câmara

No primeiro mês de atividades dos vereadores na Câmara de Guaramirim, mais de 10 mil pessoas acompanharam as sessões de maneira virtual. Esse número, segundo o presidente da Câmara Marcelo Deretti, se deve ao fato da TV Câmara ter iniciado os trabalhos realizando a transmissão das sessões por meio das redes sociais como Facebook e Youtube, além do site do Legislativo.

“Foi um projeto absorvido pelos servidores da Câmara, sem nenhuma empresa contratada para o serviço. A Câmara arcou apenas com os equipamentos para a transmissão, como as câmeras e o computador”, comenta Deretti. Por conta da pandemia do coronavírus, as sessões não são abertas para o público.

Pesar

A Acijs também manifestou uma nota de pesar da classe empresarial de Jaraguá sobre o falecimento prematuro do advogado Romeo Piazera Júnior, de 54 anos, vítima da Covid-19, na segunda-feira (8). A entidade juntou-se às manifestações de solidariedade a familiares e amigos e destacou que Romeo teve uma trajetória expressiva na comunidade, tanto no campo do Direito quanto na área docente.

A nota assinada pelo presidente da Acijs e do Centro Empresarial, Luis Hufenüssler Leigue, completa: “Dr. Romeo Piazera Júnior cumpriu sua jornada com brilhantismo, como parceiro desta entidade, deixando importante legado de cidadania e de compromisso com a sua comunidade.”