Fornecimento de energia: Vereadores da região de Jaraguá do Sul e Celesc discutem melhorias

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

29/09/2023 - 06:09

 

Representantes da Associação dos Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi) se reuniram na quinta-feira (28), com o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, e o diretor de Geração e Novos Negócios da companhia, Elói Hoffelder, para discutir formas de evitar as quedas de energia provocadas pela vegetação que atinge a rede elétrica em função das tempestades e ventos fortes. A entidade entregou ofício com várias solicitações para fortalecer este atendimento.

O presidente da Celesc comprometeu-se em reforçar o trabalho de poda na região, mas também alertou que a ação exige licença das prefeituras. Além disso, Tarcísio Rosa lembrou que é preciso fazer uma campanha de conscientização para que os moradores não plantem árvores próximas à rede.

“Vamos trabalhar junto com a regional e com as prefeituras para fortalecer essas ações de poda. Mas isso precisa caminhar junto com a conscientização da população. Os cidadãos precisam saber que, sempre que forem realizar uma poda em suas propriedades e a árvore estiver próxima da rede elétrica, eles podem acionar a Celesc para acompanhar o procedimento e garantir a segurança de todos”, destacou o presidente

O diretor de Distribuição, Cláudio Varella, também reforçou que este trabalho exige a conscientização da população e que a Celesc irá trabalhar para melhorar o atendimento na região.
Entre os vereadores presentes estavam Ildemar Zoz, de Schroeder, presidente da Avevi, Ronnie Lux (Jaraguá do Sul), Juliano Millnitz, Alfredo Gramm Sobrinho e Lairton Hartmann Muller (Corupá), Ilmar Saplinski (Massaranduba), Edson Goldacker Junkes e Pedro Schnaider Junior (São João do Itaperiú) e Daniel Pontes da Cunha e Alan Ricardo Batista (Barra Velha).

Homenagem aos italianos

Indicação apresentada pelo vereador Osmair Gadotti (MDB) foi aprovada por unanimidade, esta semana, na Câmara de Jaraguá do Sul em que solicita que o Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Diretoria de Turismo, que providencie a implantação de um Pórtico Turístico em homenagem à etnia italiana. A indicação foi encaminhada ao Executivo jaraguaense para ciência do pedido.

O pórtico seria instalado nas proximidades do cemitério localizado na Rua Calixto Domingos Borges, no bairro Nereu Ramos. A justificativa apresentada pelo parlamentar destaca a importância de homenagear a etnia italiana, responsável pela colonização e crescimento do bairro, além de seu papel fundamental no desenvolvimento da cidade como um todo.

De acordo com Gadotti, Nereu Ramos é considerado o bairro mais italiano da cidade e a iniciativa visa não apenas reconhecer a herança cultural deixada por essa comunidade, mas também promover o turismo na região. Para ele, o pórtico será uma atração significativa, destacando a rica contribuição italiana para a história e o desenvolvimento local.

 

Motos no trânsito

Os vereadores jaraguaenses também aprovaram, esta semana, duas indicações de Ronnie Leonel Lux (MDB) que visam aprimorar a segurança e a fluidez do tráfego na cidade. A primeira sugere que o Executivo Municipal, por meio da Secretaria competente, realize a implantação de espaços exclusivos para motos nos semáforos. Esses espaços, conhecidos como “bolsões”, são áreas delimitadas nos cruzamentos, permitindo que motocicletas aguardem a abertura dos semáforos à frente de carros, ônibus e caminhões. Essa medida tem como principal objetivo evitar que motos fiquem paradas entre os carros enquanto o semáforo estiver fechado, reduzindo assim o risco de acidentes na hora da saída dos veículos.

 

Faixa azul

A segunda proposta diz respeito à implantação da “faixa azul”. Inspirada no projeto piloto da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo, criado em janeiro deste ano, a faixa azul visa a organização do espaço compartilhado entre motos e carros. Ela não é exclusiva nem obrigatória, mas é sinalizada entre duas faixas de rolamento, normalmente já utilizadas pelos motociclistas, para que estes possam transitar com mais disciplina, sem alterar a dinâmica da via. Segundo Lux, os projetos pilotos da faixa azul em SP obtiveram uma adesão surpreendente de cerca de 88% dos motociclistas que circulam nos locais.

 

 

Notícias no celular

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.