“Existem perguntas essenciais para fazer na consulta com o ginecologista?”

Por: Marcelo Langer

23/04/2021 - 14:04 - Atualizada em: 23/04/2021 - 14:14

Como saber quais são as perguntas essenciais para fazer para seu ginecologista? A resposta para essa pergunta é simples: não tem como saber. Não existe padrão, cada mulher é única e tem suas particularidades. Porém posso dar dicas para melhorar a eficácia da sua consulta e para que você consiga ajudar o médico a te ajudar.

Primeiro acho importante desfazer alguns mitos: algumas mulheres acham que é preciso se depilar para ir ao ginecologista, isso é um mito. A depilação é uma escolha de cada uma, conforme você se sente bem, você faz! Ir ao ginecologista não deve mudar a forma como você se sente bem com sua região íntima. Outras ainda acham que devem fazer ducha para lavar dentro da vagina. Mito também, porém esse é um pouco pior que o outro. Nunca é recomendado lavar por dentro da vagina, ela é auto-limpante.

Uma amiga minha me disse uma vez que era bom parar de tomar meus remédios de uso contínuo quando vou ao médico. Mito. Não faça isso se o teu médico não pedir. Quando vamos fazer algum procedimento, um ou outro medicamento deverá ser interrompido, mas o médico sempre irá te informar sobre isso.

A maioria das mulheres tem vergonha ou receio de consultar um ginecologista homem. Isso é extremamente normal e compreensível. Para você que sente isso, tenho uma dica muito boa e importante: anote suas dúvidas e perguntas para levá-las, pois geralmente quando você chega no consultório você “sente um branco” e esquece tudo. Na minha consulta eu gosto e preciso ouvir tudo que você tem para falar, quanto mais você falar mais fácil irá ficar para eu poder te ajudar.

Portanto, para resumir não há número definido de perguntas, são quantas você quiser. E não temos nenhum padrão, vai pensando e anotando suas dúvidas para podermos conversar bastante e você sair do consultório melhor do que quando entrou.

Onde encontrar

O Dr. Marcelo Langer atende apenas consultas particulares na Policlínica Rio Branco que fica na Rua Barão do Rio Branco, 207, sala 5, no Centro de Jaraguá do Sul. Contato pode ser feito pelo telefone: 47 3275-1063 ou 47 99924-7779 (Whatsapp). Fique por dentro das novidades pelo Facebook e Instagram (@drmarcelolanger).