Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Escolhas na vida: decisões que moldam o futuro

Por: Dr. Hugo Martins de Oliveira

20/01/2025 - 11:01 - Atualizada em: 20/01/2025 - 11:18

A vida é um constante processo de aprendizado e ressignificação. Nem sempre o que aprendemos ou fazemos até aqui foi o melhor caminho, mas é inegável que tudo contribuiu para quem nos tornamos. O passado, com seus erros e acertos, deixam marcas que não podem ser apagadas, mas podem ser compreendidas e transformadas. Afinal, quantas vezes algo feito sem intenção de causar dano acabou por ferir alguém? Como pisar no pé de alguém e pedir desculpas: o dano foi feito, mas o pedido de desculpas é um passo para a reconciliação.

Muitas situações que vivemos não permitem revisitar o passado para “matar o sujeito” simbólico que nos causou dor ou frustração. Esses acontecimentos exigem que avancemos, carregando as lições e nos preparando para escolhas mais assertivas, associada com o futuro que desejamos construir. No casamento, por exemplo, surge a questão: é necessário contar tudo? Assim como na vida profissional, nem tudo precisa ser compartilhado. Saber absorver e filtrar é o feijão com arroz. Nem toda verdade precisa ser dita — é sobre sabedoria e timing.

A importância do confronto e do crescimento

Mentorias são ferramentas valiosas para o crescimento e desenvolvimento, e não são espaços de conforto. São momentos de confronto, nos quais verdades incômodas são reveladas para promover a evolução. Contudo, o confronto deve ser conduzido com sabedoria. No contexto familiar, por exemplo, homens têm dificuldade de lidar com confrontos diante de suas esposas, pois a vulnerabilidade exposta pode causar fechamento emocional. Por outro lado, uma mulher dificilmente suporta um homem preguiçoso, destacando as dinâmicas diferentes entre os gêneros.

Nos relacionamentos, é importante entender as necessidades de cada um. A mulher busca proteção, presença e provisão. Pequenos gestos, como perguntar “Como foi o seu dia?” ou oferecer apoio em momentos de fragilidade, fazem toda a diferença. Mais do que compreender completamente, é importante saber lidar com as situações com empatia.

Vivendo no presente: o poder da ação

O presente é o tempo mais importante, pois é nele que ocorre a ação. A neurociência nos ensina que o presente dura apenas três segundos antes de se tornar passado. Portanto, agir no momento certo é o “ouro”. Muitas oportunidades têm prazo de validade. Um namoro sem planos de casamento ou a indecisão em aceitar uma oferta de emprego são exemplos de falta de posicionamento que podem levar a consequências negativas.

Ações exigem equilíbrio entre inteligência e emoção. Saber o que é certo é apenas o começo, é preciso ter força emocional para colocar em prática. Muitas vezes, memórias do passado nos prendem, e transformar dor em esperança é o caminho para superar e construir um futuro melhor.

Ritos de passagem e mudanças de fase

Marcar o fim de uma fase e o início de outra é necessário para evitar que feridas antigas prejudiquem o novo. Ritos de passagem simbolizam esses momentos de transição. Seja um funeral, um casamento ou um evento simples como o primeiro desodorante de um filho, essas experiências criam marcos positivos que promovem maturidade e crescimento.

Maturidade, contudo, não vem apenas com o tempo, e sim com a experiência. Enfrentar o desconforto, tomar decisões conscientes e aprender com as dificuldades é o que transforma o indivíduo. Amar, por exemplo, não é apenas sentimento, mas uma decisão constante de se comprometer e agir com dedicação, mesmo nos momentos difíceis.

Escolhas conscientes e a busca por propósito

Viver é um ato de coragem. Envolve tomar decisões convictas, lidar com as consequências e buscar ressignificar experiências negativas. Seja no trabalho, na família ou nos relacionamentos, cada escolha deve ser feita com intenção e clareza. O passado explica o presente, mas não precisa ditar o futuro. Projeções positivas e ações alinhadas com valores e propósitos criam um ciclo de aprendizado e realização.

Que cada fase da vida seja vivida com intensidade, sabedoria e gratidão, tornando o presente um terreno fértil para um futuro de propósito e prosperidade, com uma vida de alto valor.

Se você não tiver CORAGEM para escolher ser você, alguém colocará você como “personagem” delas.

Qual é a sua escolha?

Quem o seu dia termine ainda melhor do que como começou.

_____________________________________________________________________

Sou o Dr. Hugo Oliveira, médico, mentor, treinador e palestrante na área de desenvolvimento humano e transformação pessoal, com uma missão clara: transformar vidas. Combino minha formação em medicina com um foco intenso em liderança emocional, mentalidade de sucesso e crescimento pessoal. Minhas experiências pessoais, familiares e profissionais – incluindo a superação de um câncer aos 14 anos e uma carreira pautada pela excelência médica – me impulsionam a ajudar pessoas a desenvolverem uma vida equilibrada, em busca de identidade, propósito e realização em suas jornadas.

Fundei o Instituto do Câncer Oliveira, em Joinville-SC (@institutooliveirasc), para oferecer apoio a famílias de crianças com câncer, em uma missão que também reflete meu compromisso com os princípios e valores cristãos e com a espiritualidade.

Meu trabalho envolve palestras, programas de mentoria e imersões voltadas à transformação de vida, com ênfase em ressignificação, mentalidade abundante, gestão emocional, mudança de comportamento e a construção de um legado sólido nos âmbitos pessoal, familiar e profissional, sempre respeitando a integridade de cada ser humano.

Redes sociais:

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp