Entendendo as ricas contribuições da imigração húngara pela lente da Etnografia e Antropologia Cultural

Por: Editorial

14/03/2024 - 06:03

 

Uma das características fundamentais que identifica o Brasil é sua rica história de imigração e diversidade cultural. Entre os diversos grupos étnicos que contribuíram para a formação e desenvolvimento de nosso país, notadamente na região sul, a comunidade húngara se destaca como uma presença significativa, não sendo diferente em Jaraguá do Sul.

Entretanto, é por meio da lente da etnografia e da antropologia cultural, que poderemos compreender, de forma mais aprofundada, as contribuições únicas que os imigrantes húngaros trouxeram para Jaraguá do Sul. Através da preservação de suas tradições, costumes e língua, a comunidade húngara enriqueceu o patrimônio cultural da cidade, mantendo viva sua identidade e história.

A etnografia e antropologia cultural nos permitem mergulhar nas práticas cotidianas, crenças e valores desse povo e nos ajudam a contextualizar sua influência na sociedade. Em um mundo cada vez mais globalizado, é essencial respeitar e celebrar a diversidade cultural que nos envolve. A imigração húngara em Jaraguá do Sul é um exemplo vivo da riqueza que a pluralidade cultural traz para a sociedade.

Sensível à essa realidade, o OCP disponibiliza com exclusividade para a comunidade, uma pesquisa de doutorado de uma jovem jaraguaense que há 5 anos reside e estuda na Hungria, na Universidade de Debrecen. A ocupação dos imigrantes húngaros no final do século 19, onde hoje é parte da área rural de Jaraguá do Sul, é o tema de sua pesquisa em Etnografia e Antropologia Cultural iniciada em 2021. Conheça quem é essa estudiosa jaraguaense, que orgulhosamente apresentamos em nossa matéria da página 10 desta edição.

 

Notícias no celular

Whatsapp