Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Enfrentamento urgente e necessário – Acontece SC

Foto: Richard Casas /GVG

Por: Ewaldo Willerding Neto

13/08/2025 - 07:08

O lançamento do Plano Estadual de Combate à Violência Contra as Mulheres, nesta terça-feira, em Florianópolis, marca um passo significativo — e urgente — diante de um cenário alarmante. Construído a partir de dados concretos, articulação entre os três Poderes e diálogo com a sociedade civil, o plano estabelece diretrizes claras para prevenir a violência, fortalecer a rede de atendimento, promover a autonomia feminina, capacitar profissionais e garantir a responsabilização efetiva dos agressores. São medidas fundamentais em um estado que, entre janeiro de 2020 e junho de 2025, registrou 401.015 crimes de violência doméstica contra a mulher — uma média assustadora de 200 ocorrências por dia, segundo o Observatório da Violência Contra Mulher (OVM). Cada número desse levantamento representa uma vida ferida, uma história marcada pelo medo. Que o plano lançado não seja mais um documento esquecido na gaveta, mas sim um instrumento vivo, capaz de mudar realidades e salvar vidas.

Amin

O senador Esperidião Amin (PP) recebeu o título de cidadão honorário de Joinville em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores, proposta pelo presidente da Casa, Diego Machado. A cerimônia teve a presença do senador Sérgio Moro; o presidente Alesc, Júlio Garcia; da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, o desembargador Ricardo Roesler e o prefeito Adriano Silva.

Misterioso

Depois do evento na Câmara, Amin falou para empresários na Acij, e soltou uma frase enigmática: “Fatos que virão à tona esta semana vão mostrar que algumas discrepâncias na têm que ser alteradas. Nesta semana nós já teremos com mais clareza como a narrativa foi imposta como se fosse verdade. E como toda narrativa não baseada na verdade, ela forçou a barra”.

OAB/SC

Com mais de 2,6 mil inscritos, 240 palestras e mais de 80 painéis, a OAB/SC realiza, de quarta a sexta-feira, o IV Congresso Brasileiro de Processo Civil, um dos maiores eventos do universo jurídico, no CentroSul, em Florianópolis. O evento reúne advogados, magistrados, professores e estudantes de direito para debater os principais desafios e perspectivas do Direito Processual.

Reconhecimento

Foto: Luis Fortes/MEC

Bombinhas recebeu o Prêmio MEC da Educação Brasileira, na categoria Tempo Integral – Anos Finais do Ensino Fundamental – Municípios, em Brasília. A cidade foi homenageada ao lado de Icó (CE), Juína (MT), São José do Calçado (ES) e Sítio Novo do Tocantins (TO). O reconhecimento é fruto de projeto iniciado em 2013, na gestão da prefeita Paulinha e do vice, Paulinho.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.