A busca pela constante inovação para promover o crescimento e a competitividade das empresas no mercado internacional foi defendida na cerimônia de abertura da reunião anual dos embaixadores dos Estados Membros da União Europeia no Brasil, evento realizado pela primeira vez em Santa Catarina. O ato em Florianópolis, na manhã de ontem (30), contou com a presença do governador Raimundo Colombo para recepção de representantes diplomáticos de 18 países e do embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho. O governador destacou a importância do foco na inovação escolhido para o encontro. Citou como exemplo de iniciativa estadual a construção de centros de inovação inspirados em modelos espanhóis. Serão construídos 13 centros de Inovação em diferentes regiões do Estado para abrigar aceleradoras de empresas, incubadoras, laboratórios de pesquisa, de capacitação e de consultoria para novos negócios. São espaços criados para estimular o crescimento e competitividade das empresas catarinenses. Os 13 centros de Inovação serão construídos nas seguintes cidades: Lages, cuja inauguração será no próximo mês; Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Tubarão, Chapecó e Joaçaba, com obras em torno de 60% concluídas; Itajaí, com 17%; Blumenau está no início das obras; Brusque e Criciúma, onde serão licitados em breve; e ainda Rio do Sul, Florianópolis e Joinville. O embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho, defendeu a inovação como um dos principais motores para o crescimento econômico de países do bloco. “Trata-se da inovação como forma de pensar o futuro de forma diferente, assumindo riscos, mas riscos calculados e pensados”.

* * *

Recorde na criação de empresas De janeiro a março deste ano, surgiram no país 516.201 empresas, o que representa 7,5% acima do registrado em igual período de 2015, quando foram criadas 480.364 novos empreendimentos. Esse é o maior número de empresas já registrado no primeiro trimestre, desde 2010, quando teve início a pesquisa em torno do Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas. Os economistas da Serasa Experian afirmaram, no entanto, que esse aumento não significa uma retomada do crescimento econômico e, sim, um meio que pessoas desempregadas buscam para gerar uma renda. Dos 27 estados brasileiros, 19 apresentaram avanços. Santa Catarina aparece em terceiro, com alta de 14,6% (22.072 novas empresas).

* * *

Trabalhadores de empresas de transportes de valores em greve Os trabalhadores das empresas de valores de Santa Catarina entraram em greve ontem (30). A categoria reivindica aumento salarial e igualdade no piso com o Paraná. Atualmente, o piso catarinense é de R$ 1,4 mil e o do Paraná é de R$ 2,2 mil. Na próxima quarta-feira (1/06) terá uma reunião na Superintendência Regional do Trabalho, em Florianópolis, na tentativa de uma conciliação.

* * *

Região Sul terá nono dígito em novembro A última região do país a incrementar o nono dígito nas linhas móveis será o Sul e a partir de 6 de novembro, de acordo com a Anatel. As ligações com oito dígitos serão aceitas até o dia 15 de novembro. Depois disso, o usuário terá que se adequar. O primeiro estado do país a adotar o nono dígito foi São Paulo, em 2013. O Brasil registrou em março deste ano, 257,81 milhões de linhas de telefonia móvel.