Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Dr. Vicente pede prioridade para pavimentação da Rota Enxaimel em encontro com secretário de Infraestrutura de SC

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

12/06/2024 - 06:06

A pavimentação da Rota Enxaimel, que liga Pomerode a Jaraguá do Sul, foi o tema principal da reunião entre o deputado Dr. Vicente Caropreso (PMDB) e o secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper. O encontro ocorreu na terça-feira (11), na sede da Secretaria, na capital.

O parlamentar defendeu que a obra seja priorizada pelo governo estadual. Dr. Vicente é autor da emenda que destinou R$ 3,5 milhões no Orçamento estadual para a pavimentação da rodovia que abrange os bairros Testo Alto, em Pomerode, onde está estabelecida a Rota Enxaimel, e o Rio da Luz, em Jaraguá do Sul.

Segundo o parlamentar, o secretário da Infraestrutura demonstrou sensibilidade ao pedido para que a pavimentação desta rodovia seja priorizada. “É uma obra fundamental para o desenvolvimento contínuo do turismo de Pomerode. A pavimentação, além de fomentar o turismo cultural e gastronômico, será mais uma ligação asfaltada entre Jaraguá do Sul e Pomerode, proporcionando mais qualidade de vida para milhares de famílias”, afirmou o deputado.

Importância

A Rota do Enxaimel é a maior concentração fora da Europa de casas construídas na técnica enxaimel, que utiliza vigas de madeira encaixadas e foi trazida à região pelos imigrantes alemães no século 19. A Rota é tombada como patrimônio paisagístico histórico e foi eleita uma das melhores vilas turísticas do mundo pela ONU. São cerca de 50 casas ao longo do Bairro Testo Alto em Pomerode. Cerca de 150 mil turistas percorrem a rota anualmente.

Foto: Divulgação

SC pode ganhar mais quatro deputados federais

Projeto de Lei Complementar, de autoria do deputado catarinense Rafael Pezenti (MDB), prevê uma redistribuição das cadeiras no parlamento, levando em consideração os dados do último censo do IBGE. Ou seja, os estados onde a população cresceu menos, teriam direito a menos deputados. Estados com maior aumento no número de habitantes ganhariam essas cadeiras.

A expectativa é de que o projeto entre na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nos próximos dias. Se aprovada, beneficiaria SC com mais quatro vagas. A mudança não representaria mais despesas, tendo em vista que o número total de deputados – 513 – ficaria o mesmo.

SC tem 16 representantes na Câmara dos Deputados, mas, pelo Censo de 2022, houve um crescimento populacional superior a 21% em 12 anos, o que daria ao estado o direito de contar com quatro deputados a mais, caso fosse seguido o critério que assegura a representatividade dos entes federados de acordo com a evolução demográfica de cada região do país.

Homenagem

Os vereadores mirins de Jaraguá do Sul farão uma sessão solene em homenagem aos 35 anos de história do Grupo Folclórico Grünes Tal nesta quarta-feira (12), na Câmara de Vereadores. A solenidade atende a um requerimento do jovem parlamentar Augusto Henrique Krehnke, que propôs a realização da sessão nas dependências da Sociedade Esportiva e Recreativa Aliança, em frente a Escola de Educação Básica Professor João Romário Moreira, no Rio Cerro II, onde o Grünes Tal realiza suas atividades.

Preservação

Atuando na preservação e divulgação das tradições culturais das danças alemãs na região, o Grupo foi fundado em 25 de maio de 1989 e, desde lá, se apresenta em festividades como a Oktoberfest, a Festa Pomerana, a Shützenfest e em outros estados como Paraná e Rio Grande do Sul. Além disso, o Grünes Tal está sempre presente nas atividades culturais da Escola João Romário Moreira, contribuindo para o enriquecimento do ambiente escolar por meio de suas atividades.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.