O aplicativo inovador “Speak Out Kids”, projetado para estimular o desenvolvimento linguístico e a comunicação, em especial de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi apresentado ao presidente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da Alesc, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB).
A ferramenta digital foi desenvolvida pelo analista de sistemas Emerson Cargnin (foto acima ao lado de Caropreso). Trata-se de uma iniciativa pioneira, que teve como inspiração ajudar o filho de 3 anos, que está no espectro autista, a desenvolver a fala e a leitura.
A ferramenta é gratuita e pode ser baixada nas lojas de aplicativos para celular, tanto para Android quanto para iPhone. Disponibilizado em dezembro de 2023, já passou por diversas atualizações com melhorias e novas funções. Além de português, a criança pode aprender palavras em inglês e outros seis idiomas.
“Amor de pai não tem limite, mesmo. É uma história que toca o coração da gente. É uma ferramenta que nasce do carinho, da dedicação de um pai ao seu filho. É uma ferramenta inovadora, que pode ajudar milhares de famílias no processo de alfabetização, de aprendizagem e de inclusão. Através da nossa comissão, vamos apoiar na divulgação do aplicativo, apresentá-lo a Fundação Catarinense de Educação Especial para que especialistas possam avaliar e até incorporá-lo enquanto metodologia ”, disse Caropreso.
O aplicativo tem diferentes funcionalidades. A principal é baseada em um conjunto de imagens e palavras associadas. Quando a criança toca em uma figura, ela ouve a pronúncia da palavra correspondente à imagem e, na sequência, o som respectivo, quando existir. Assim, a criança vai ganhando vocabulário, o que auxilia no processo de alfabetização. O app também conta com a narração de várias histórias infantis ilustradas e diversos jogos, que misturam a fala, imagens, sons e animações, criando uma experiência de aprendizado multissensorial.
Secretário de Infraestrutura participará de audiência na Alesc
A situação das rodovias de Santa Catarina será tema da reunião da Comissão de Transportes, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura na Alesc, nesta quarta-feira (24), a partir das 17h. Presidido pelo deputado estadual Antídio Lunelli (MDB), o grupo busca soluções para a malha viária catarinense, que necessita de uma série de obras de ampliação e revitalização.
A reunião vai contar com a presença do secretário de Estado de Infraestrutura, o deputado estadual licenciado, Jerry Comper, que irá apresentar o resultado dos investimentos realizados pelo governo do Estado e ouvirá as demandas dos parlamentares.
Segundo Lunelli, não tem como a economia catarinense continuar competitiva sem uma ampla melhoria na infraestrutura. “Estrada ruim resulta em custos altos de logística, em preços altos para os consumidores, em tempo maior de processos e, com isso, perda de competitividade das nossas empresas. A participação do secretário Jerry é para gente debater tudo o que está sendo feito e o que ainda precisa de mais atenção”, explica Lunelli.
Saúde
A Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi) definiu em sua última assembleia realizada na sexta passada, que será formada uma comissão para tratar de assuntos ligados ao setor de saúde da região. A comissão de vereadores convidou os diretores de hospitais, secretários municipais e a gerência regional de saúde do Governo Estado para uma reunião na CRE de Jaraguá do Sul onde serão encaminhadas algumas medidas urgentes visando a ampliação nos atendimentos.