Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Delegado-geral causa mal-estar – Acontece SC

Foto: Roberto Zacarias/Arquivo/Secom

Por: Ewaldo Willerding Neto

08/07/2025 - 08:07

A coluna apurou que causou mal-estar no TCE/SC manifestações do delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, questionando, nas redes sociais, a lisura do trabalho de auditoria nas bolsas do programa Universidade Gratuita, mesmo após a própria Secretaria da Educação já ter reconhecido ao menos 700 casos de irregularidades. Em conversas reservadas, integrantes da Corte de Contas demonstram preocupação e, até mesmo, certa decepção com as colocações do integrante do primeiro escalão do governo do estado. O entendimento é que o assunto é sério e caro demais à sociedade para ser tratado de forma superficial nas redes sociais. Outro ponto que chamou a atenção é o fato de que os indícios de irregularidades já haviam sido identificados pela CGE em 2024. Porém, não há notícia de qualquer medida concreta sobre o assunto, como a instauração de inquérito, por exemplo, o que só aconteceu depois da divulgação do relatório do TCE.

Alerta na Alesc

O drama de estudantes que contraíram dívidas na expectativa de serem contemplados pelo Universidade Gratuita foi levado à tribuna da Alesc pelo deputado Napoleão Bernardes (PSD). O programa reabriu matrículas para o segundo semestre, mas alterações de fato só em 2026. O temor é que, ao invés de novos estudantes beneficiados, teremos mais alunos endividados.

Tiro

Carlos Bolsonaro usa vídeo nas redes sociais para mostrar seu gabinete na Câmara de Vereadores do Rio. Nas imagens, expõe diplomas de cursos de tiros realizados em SC, com o mapa do estado ao fundo. Carlos tenta provar intimidade com o estado para justificar a imposição de sua pré-candidatura ao Senado. O desafio é fazer com que o movimento não o leve a dar um tiro no pé.

PT SC

Os deputados estaduais Fabiano da Luz e Luciane Carminatti seguem para o 2º turno na disputa à presidência do PT em SC. O também deputado Padre Pedro Baldissera ficou em terceiro, seguido pelos vereadores da Capital, Carla Ayres e Bruno Ziliotto. O que chamou atenção foi a baixa participação dos filiados. Dos mais de 64 mil com direito a voto, só 10 mil compareceram.

Darci de Matos

 

Foto: Divulgação/Republicanos

O Republicanos de SC passa a contar em suas fileiras com o deputado federal Darci de Matos, há mais de 20 anos no PSD. Em evento realizado em Florianópolis, o parlamentar assinou ficha com a nova sigla, sob os olhares atentos do presidente nacional, deputado federal Marcos Pereira; do presidente estadual, deputado Jorge Goetten, e do deputado estadual Sérgio Motta.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.