Dados do TSE mostram o perfil de candidatos e eleitores para estas eleições 

A votação está marcada para 6 de outubro | Foto: Divulgação / TRE-SC

Por: Áurea Arendartchuk

21/09/2024 - 06:09

Mais de 155,9 milhões de eleitores vão às urnas no dia 6 de outubro para escolher prefeitos e vice-prefeitos de 5.569 cidades brasileiras, além de 58,4 mil vereadores. A campanha entra na reta final nas próximas duas semanas, e os políticos tentam conquistar o voto daquele último cidadão indeciso. Mas quem são esses candidatos? E quem é o eleitor brasileiro?

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou um banco de dados que ajuda a esboçar esses perfis. Os painéis com estatísticas sobre as candidaturas e o eleitorado reúnem 140 conjuntos de informações e curiosidades — das mais genéricas às mais específicas.

O número de cidadãos aptos a votar neste ano é 0,31% menor do que o verificado na disputa presidencial de 2022, quando o TSE registrou 156,4 milhões de inscritos. Parte da diferença se explica pela ausência dos 2,2 milhões de eleitores do Distrito Federal, que não elegem prefeitos e vereadores. Quando comparado ao último pleito municipal, realizado em 2020, o contingente de votantes em 2024 é 5,4% maior.

Se o número de eleitores cresceu, o mesmo não aconteceu com a quantidade de candidaturas. Há 463,3 mil postulantes a cargos públicos neste ano — a marca mais baixa desde as eleições municipais de 2008, quando houve 381,3 mil.

 

Lunelli solicita contratação de profissionais e reforma da Escola Julius Karsten

O deputado estadual Antídio Lunelli (MDB), protocolou, na Alesc, uma indicação em que solicita a reforma urgente da Escola de Educação Básica Julius Karsten, de Jaraguá do Sul. A unidade escolar centenária fica no bairro Rau e atende cerca de 1,5 mil alunos. Além da estrutura, que carece de reformas e melhorias, o parlamentar também cita problemas de infraestrutura, como por exemplo, em relação à falta de internet.

No documento, Lunelli solicita ainda, a contratação de mais profissionais para suprir os quadros pedagógico, administrativo e de coordenação. Atualmente o número do efetivo encontra-se defasado. Segundo Lunelli, é inaceitável que os estudantes, tenham que enfrentar uma situação como essa, inclusive com riscos à saúde. “Com educação não se brinca e o poder público precisa resolver essa demanda de forma urgente”, comentou. A indicação foi aprovada e encaminhada ao governo do Estado.

 

Bolsonaro declara apoio ao candidato Edson Junkes

O ex-presidente e líder do PL, Jair Bolsonaro, declarou apoio a candidatura do empresário Edson Junkes à Prefeitura de Jaraguá do Sul. O encontro, que aconteceu em Balneário Camboriú, na tarde de quarta-feira (18), contou com a presença do governador Jorginho Mello, do senador Jorge Seif e de deputados do PL.

Na oportunidade, foram discutidos planos de ação para intensificar a campanha que está chegando na reta final.

Foto: Divulgação

 

Escola da Indústria

Durante a abertura do 1º Summit Empresarial da Acijs, na quinta-feira (19), no Cejas, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de SC (Fiesc) Mário César Aguiar, anunciou a construção da escola referência da indústria em Jaraguá do Sul, com investimento de R$ 56 milhões. A Construtora Stein venceu a licitação e deve entregar a obra no prazo de dois anos. O lançamento oficial da obra está marcado para o dia 28 de outubro. A escola terá proposta pedagógica baseada no movimento Steam – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.