“Cupins: um risco para o seu patrimônio”

Por: Imunizadora Jaraguá

08/01/2021 - 14:01 - Atualizada em: 08/01/2021 - 16:27

As pragas urbanas são uma realidade da sociedade civilizada desde os primórdios. Muitas delas transmitem doenças e outras simplesmente sujam nossas casas ou estabelecimentos comerciais. No entanto, existe uma praga que nos preocupa pelo prejuízo que causa. Um inseto muito pequeno, frágil que se alimenta e destrói móveis, coberturas prediais e até residências inteiras.

Só lendo estas características provavelmente você já deve saber que inseto estamos falando, mas se ainda não, é só lembrar daquelas famosas bolinhas que “parecem um fermento de pão” ou das asinhas que aparecem todo verão, isso mesmo falamos de cupins e brocas.

Apesar de existirem muitas variações e espécies de cupins, para efeito prático traremos dos que mais assolam nossa região. Veja:

Cupim madeira seca

Ele existe em maior quantidade dentro de nossas casas e moveis, vive em colônias e sua principal forma de infestação é quando desenvolvem asas, saem de seu ninho para acasalar e, posteriormente, perdem as asas, caindo sob superfícies onde vão iniciar uma nova colônia.

O cupim de madeira seca também afeta muito o setor têxtil, pois o inseto por instinto de sobrevivência, se alimenta de tudo que possui celulose, e isto inclui tecidos. O prejuízo é grande já que se o inseto que não é percebido, pode ir até o cliente trazendo constrangimentos e cancelamentos de pedido.

Broca

Este inseto tem o líquido gástrico mais ácido que o anterior e ataca, além das madeiras mais frágeis, madeiras mais duras. Ele faz muitos pontos de acesso, ou seja, dezenas de pequenos furos. Suas fezes são como um pó, diferente do cupim de madeira seca.

Cupim de solo

Este inseto se alimenta e destrói madeiras sem fazer distinção de qualidade, com uma velocidade impressionante. Isso se dá, porque diferente do cupim de madeira seca e da broca, vive em grandes colônias, onde uma ou mais rainhas passam seus dias produzindo novos insetos. Essa característica faz com que eles destruam um móvel em semanas.

Esta espécie se locomove por baixo do solo (entre 10 a 15 cm). Ele entra nas residências por dilatações, tubulações de energia ou até mesmo retirando sedimentos das paredes para acessar a madeira.

Essas são apenas algumas características destes depredadores de madeira. Muitas outras devem ser observadas e consideradas. O controle sem preparo e conhecimento além de não ser satisfatório, pode causar intoxicações, alergias e até danificar ainda os ambientes tratados.

Lembre-se, prevenir é sempre melhor e mais barato do que remediar. E, para prevenir com qualidade e segurança, conte com a equipe Imunizadora Jaraguá.

Sobre nós

Estamos a mais de quatro décadas prestando serviços dedicados ao Controle de Pragas urbanas, Higienização de Caixas d’água, cisternas e poços. Somos pioneiros em nosso segmento de atuação e temos tradição em controle de pragas na região norte do Estado de Santa Catarina. Solicite um orçamento gratuito através do telefone 47 3371-1558 ou whatsapp 47 99975-1771.

Conte sempre com a Imunizadora Jaraguá.
Desde 1975 protegendo patrimônios e zelando pela saúde publica

Estamos na Rua José Emmendoerfer, 1781, no bairro Nova Brasília em Jaraguá do Sul.

Clique aqui para acessar o site e saber mais.